Ofertas na Amazon!


Boni



Nome: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Boni

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ou simplesmente Boni, nasceu em Osasco, São Paulo, a 30 de novembro de 1935. É publicitário, empresário e diretor de televisão. Filho de Orlando de Oliveira, um dentista que tocava violão e cavaquinho no conjunto regional de Armandinho, na Rádio Cultura de São Paulo. É sobrinho de Hermínio, integrante do conjunto Quatro Ases e um Curinga. Desde garoto frequentava os estúdios de emissoras de rádio. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, a fim de iniciar carreira no rádio. Recomendado por um tio, conseguiu um estágio como ajudante de Dias Gomes, então diretor da Rádio Clube do Brasil. Tempos depois, Dias Gomes o encaminhou para um curso de rádio, promovido pela prefeitura da cidade, na Rádio Roquette Pinto, onde teve as primeiras noções de locução e de redação.

Em 1950, foi contratado como redator do programa “Clube Juvenil Toddy”, da Rádio Nacional. Lá, conheceu o radialista e humorista Manuel de Nóbrega, o qual estava à procura de redatores para trabalhar na filial paulista da rádio, então em fase de implantação. Em 1951, retornou a São Paulo para trabalhar como secretário pessoal de Manuel de Nóbrega e integrar a equipe de redatores da Rádio Nacional. Em 1953, aceitou o convite para trabalhar na Rádio Tupi. Na TV Tupi, dirigida por Dermeval Costalina e Cassiano Gabus Mendes, Boni exerceu diversas funções, entre elas as de produtor, diretor e redator do programa “Grêmio Juvenil Tupi”. No ano seguinte, foi para a TV Paulista, trabalhar como assistente do diretor artístico da emissora, Roberto Corte Real. A situação econômica da emissora, entretanto, estava muito ruim e, por isso, no mesmo ano, ele foi trabalhar como redator da Rádio Bandeirantes.

Em 1955, tornou-se chefe do Departamento de Rádio e Televisão da agência de publicidade Lintas Propaganda e, na mesma época, foi o diretor de propaganda da gravadora RGE. Em 1957, após passar por um treinamento na agência de publicidade J. W. Thompson, no Reino Unido, e na NBC, em Nova Iorque, assumiu a direção de criação da Linx Filmes, a primeira empresa de filmes comerciais para a televisão, função exercida até 1959. Em 1960, passou a chefiar o Departamento de Criação de Rádio e Televisão da agência Multi Propaganda, em São Paulo. Em 1962, assumiu a direção artística da Rádio Bandeirantes e, em 1963, criou – e depois vendeu – sua própria agência, a Proeme Publicidade e Mercadologia. Também naquele ano, trabalhou na TV Rio, a convite de Walter Clark – de quem já era amigo desde os tempos da Lintas. Após rápida passagem pela TV Excelsior, em 1964, retornou à TV Tupi para implantar o Telecentro das Emissoras Associadas, o que possibilitaria a concretização do sonho de criar uma televisão nacional a operar com uma só programação, porém o projeto não vingou.

Walter Clark fez novo convite a Boni em 1967, desta vez para que ele ocupasse a chefia da direção de programação e produção da Rede Globo. A ideia de uma rede nacional foi finalmente viabilizada em 1969, quando a Embratel inaugurou o seu sistema de micro-ondas. O marco efetivo do início da rede foi a estreia, em setembro daquele ano, do “Jornal Nacional”, primeiro programa regular transmitido ao vivo para todo o país. Em 1970 passou a ser o superintendente de Produção e Programação da Rede Globo. Foi responsável por todas as áreas de programação da emissora, inclusive o jornalismo, que esteve sob a sua supervisão até a entrada de Evandro Carlos de Andrade na direção da Central Globo de Jornalismo (CGJ), em 1995.

Boni promoveu importantes mudanças na área artística da TV Globo. Foi ele que concluiu ser imprescindível mudar os rumos da teledramaturgia da emissora, ainda presa ao gênero capa e espada, ao perceber o filão que havia sido aberto com o sucesso da novela “Beto Rockfeller”, exibida em 1968 na TV Tupi, com direção de Walter Avancini e de Lima Duarte. Com o aval de Clark, apostou em uma dramaturgia mais realista e que retratava o cotidiano brasileiro contemporâneo. Boni foi o responsável pela entrada de Daniel Filho, Dias Gomes e Janete Clair na Rede Globo. Em 1980, Roberto Irineu Marinho já ocupava a vice-presidência da Rede Globo, e Boni assumiu a vice-presidência de operações da emissora carioca, função na qual permaneceu como consultor até 2001. Desde 2003, é sócio, com seus quatro filhos, da Rede Vanguarda, afiliada à Rede Globo no Vale do Paraíba paulista. Em 25 de outubro de 2010, foi agraciado com a Ordem do Ipiranga, no grau Grande Oficial, pelo Governo do Estado de São Paulo.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boni

Boni



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/03/2011 15:06:00
    Editado por Fabio Garcez