Vertigo: Além do Limiar


Bob Marley



Nome: Robert Nesta Marley
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Bob Marley

Robert “Bob” Nesta Marley [1945-1981] foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári. Bob Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana. Sua mãe, Celella Booker, deu à luz com apenas 18 anos após ter se envolvido com o britânico de 50 anos, o qual passou a ajudá-la financeiramente no sustento do filho. Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na comunidade de Kingston, onde ele sofreu discriminação por ser mulato, fato que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar. Juntamente com seu amigo O’Riley Livington, ou “Bunny”, começou a fazer música e usar instrumentos improvisados.

Posteriormente, através do cantor local Joe Higgs, Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh, o qual se juntou a eles. Em 1962, o empresário Leslie Kong ouviu Marley cantar e o convidou a gravar em estúdio o single “Judge Not”. No ano seguinte, Marley formou, junto com Bunny e Peter, um grupo de reggae chamado Wailing Waillers. O primeiro single da banda, “Simmer Down”, foi a música mais executada nas rádios jamaicanas durante dois meses seguidos. Na época, o grupo já contava com mais três integrantes: Junior Braithwaite e os backing-vocals Beverly Kelso e Cherry Smith. Em 1966, Bob Marley se casou com Rita Anderson e viajou para os EUA, onde permaneceu durante oito meses ao lado da mãe e do padrasto. De volta à Jamaica, retomou o grupo, o qual passou a se chamar The Wailers, cujo sucesso começou quando se uniram ao produtor Lee Perry, quando gravaram “Soul Rebel”, “400 Years” e “Small Axe”.

Em 1970, o baixista Aston Barret e o baterista Carton Barret se uniram à banda. Em 1971, o grupo assinou com a Island Records e, em 1973, gravaram o álbum “Catch a Fire”. No mesmo ano, lançam o álbum “Burnin”, o qual trouxe duas canções de Bob e de Peter: “Get Up, Stand Up” e “I Shot the Sheriff”. O terceiro álbum, “Natty Dread” (1974), lançou a música “No Woman, No Cry”, a qual se tornou um grande sucesso dos Wailers. Nesse mesmo ano, Peter e Bunny deixam a banda, e Rita, sua mulher, uniu-se ao grupo junto com Judy Mowatt e Marcia Griffiths. O trio ficou conhecido como “I – Threes”. Em 1976, o grupo lançou o quarto disco de estúdio: “Rastaman Vibrations”. Logo, o disco atingiu as primeiras posições das paradas musicais nos EUA. Neste período, a Jamaica passava por uma grave crise política e social.

O músico, com grande prestígio, resolveu fazer um show gratuito no Parque dos Heróis Nacionais em Kingston, no intuito de pedir o fim dos conflitos ocorridos entre as diversas gangues. Em três de dezembro de 1976, dois dias antes do show “Smile Jamaica”, organizado pelo primeiro-ministro Michael Manley, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa. Os tiros feriram gravemente sua mulher e seu empresário, enquanto Marley sofreu feridas leves no peito e no braço. Mesmo ferido, Marley subiu ao palco e se apresentou para uma multidão de 80 mil pessoas. Após o ocorrido, ele resolveu ir morar em Londres. Em 1977, gravou o álbum “Exodos”, o qual permaneceu por mais de 50 semanas nas primeiras posições dos tops na Inglaterra. A faixa “One Love” fez grande sucesso. De volta à Jamaica, Marley organizou o “One Love Peace Concert”, onde o grande momento foi o aperto de mão, dado no palco, entre o Primero-Ministro Michael Manley e seu rival, Edward Seaga.

Por mediar tal encontro, Bob Marley recebeu a “Medalha da Paz”, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Ainda em 1977, Marley embarcou para a Etiópia, país da África onde se originou o Rastafári, movimento judaico-cristão que ele seguia. Em 1979, lançou o disco “Survival”, onde revelou em algumas músicas a dor e o ódio com relação às injustiças sociais, como nas faixas “So Much Trouble in the World” e “Ambush in the Night”. No álbum, foi lançada também a música “Africa Unite”.

Foi então convidado para as comemorações pela independência do Zimbabwe, em 17 de abril de 1980. A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo um dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas ideias de paz através da música. Em 1977, foi diagnosticado com um câncer de pele do tipo agressivo, recusou-se a tratá-lo por questões religiosas, mas no fim de sua vida aderiu à Igreja Ortodoxa, mas já era tarde demais. Bob Marley morreu em Miami, em 11 de maio de 1981, vítima do câncer. Seu funeral teve honras de chefe de estado e a data de seu nascimento é feriado nacional na Jamaica.

FONTE:
https://www.ebiografia.com/bob_marley/

Bob Marley



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 20/06/2012 02:31:00
    Editado por Fabio Garcez