Vertigo: Além do Limiar


Blueberry



Nome original: Blueberry
Licenciador: Dargaud
País de origem: França
Criado por: Jean Giraud - ‘Moebius’, Jean-Michel Charlier

Lista de revistas com participação de Blueberry

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Pilote (1959)  n° 210 - Dargaud
  • Brasil
    Homem da Estrela de Prata, O  - Abril
Em 1962, durante uma viagem aos Estados Unidos para escrever uma série de reportagens, o roteirista belga Jean-Michel Charlier conheceu a tribo Pueblo.

Na década de 1950, ele já havia redigido faroestes, mas foi o contato com esses índios que o estimulou a criar um western que se tornaria um marco dos quadrinhos mundiais.

Charlier procurou o renomado desenhista Jijé, com quem já trabalhara, porque ele era um grande conhecedor do gênero. No entanto, o criador da série "Jerry Spring" estava sobrecarregado e sugeriu que o roteirista contatasse um de seus pupilos, Jean Giraud, o mesmo rapaz que, alguns anos antes, havia pedido a Charlier que lhe escrevesse uma história do Velho Oeste e que, no futuro, assumiria o pseudônimo de Moebius.

Criado em 1963 para a revista "Pilote", Mike Steve Blueberry, um tenente da Cavalaria dos Estados Unidos, que não gosta do exército e prefere os nativo-americanos, vive histórias que se passam após a Guerra da Secessão. Porém, o sucesso foi tanto que houve histórias de sua juventude durante o conflito separatista.

No início, as tramas eram um típico bang-bang. Com o passar do tempo, tornaram-se um western pacifista, com o herói ficando cada vez mais ao lado dos índios.

Inspirado a princípio no semblante ator francês, Jean Paul Belmondo, Blueberry evoluiu fisica e psicologicamente com os anos. Ao longo dos muitos álbuns que desenhou, para retratar o herói, Giraud tomou emprestadas características de astros como Charles Bronson, Clint Eastwood, Arnold Schwarzenegger, Vincent Cassel e até Keith Richards.

Suas histórias muitas vezes têm, como pano de fundo, fatos reais, entre os quais as guerras indígenas, a construção da ferrovia transcontinental e o tiroteio do O.K. Curral. Não raro, retratam algumas personagens históricas como os chefes indígenas Cochise, Gerônimo e Touro Sentado, celebridades do Velho Oeste como Wild Bill Hickok e Wyatt Earp ou nomes reais do exército americano como os generais Crook e Dodge.

No Brasil, despontou, pela primeira vez, em meados dos anos 70, no especial "O Homem da Estrela de Prata", da editora Abril.

- Antônio Luiz Ribeiro e Jotapê Martins

Blueberry



Relate algum problema encontrado nesse personagem