Comic Boom!


Billy The Kid (Bill Kid)



Nome: William Bonney
Nome original: Billy The Kid
Licenciador: Amalgamated Press
País de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Criado por: Geoff Campion

Lista de revistas com participação de Billy The Kid (Bill Kid)

Publicado originalmente na Inglaterra, nos anos 50, esse herói, que aparecia nas revistas da RGE (onde era chamado de “Billy Kid” ou “Billy the Kid”) e La Selva (onde era “Bill Kid”), quase nada tinha do lendário fora da lei do Velho Oeste. Era, na prática, um outro personagem que, do verdadeiro Billy, só tinha o nome (William Bonney).

Bill Kid era boa-pinta, moreno, todo vestido de preto (não é à toa que em Portugal era chamado de “Vingador Negro”). O curioso é que, em algumas histórias, ele se transformava num justiceiro mascarado, uma mistura de “Lone Ranger” com “Cavaleiro Negro”. Nessas HQs onde aparecia de máscara (produzidas na Inglaterra), sua “identidade secreta”, vamos dizer assim, era a do “jovem vaqueiro William Bonney (“Johnny Bishop”, em Portugal), do rancho Círculo B”, que tinha um cavalo negro (sempre que o montava, dava seu grito de guerra: “Yip, yip, yip, hi yo!” — ou “Aipiaiô!”, na versão da La Selva), que defendia a cidadezinha de Gunsight e arredores.

Já nas histórias onde era apenas Billy, ele aparecia como auxiliar de delegado Wild Bill Hickok, em Abilene (e do “território do Kansas”). O cavalo citado era chamado em Portugal de “Sultão”.

O motivo dessa dupla personalidade de “Billy Kid” talvez seja devido ao fato de que algumas HQs da série publicadas no Brasil tenham sido, na verdade, de outros cowboys redesenhados — e apresentados aos leitores como se fosse “Billy Kid”. A editora La Selva transformou o Kid Colt (da Marvel) em “Billy Kid” (isso ocorreu na revista “Texas” nº 20). Outro cowboy, o “Gavião Negro” (não confundir com o super-herói da DC) também virou “Billy”.

- Antônio Luiz Ribeiro

Billy The Kid (Bill Kid)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 02/07/2010 20:41:00