Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Besouro Verde



Nome: Britt Reid
Nome original: The Green Hornet
Licenciador: Green Hornet, Inc.
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Fran Striker, George W. Trendle

Lista de revistas com participação de Besouro Verde

Policial radiofônico dos mesmos criadores de "Lone Ranger". De fato, na mitologia da série, o Besouro era sobrinho-neto do famoso Ranger mascarado do velho oeste.

O personagem surgiu em 1936, na rádio WXYZ. Besouro Verde e seu auxiliar, o japonês Kato, combatiam a bandidagem na Detroit dos anos 30/40. Para a polícia, os dois eram criminosos procurados. Mas o Besouro é, na verdade, Britt Reid, editor do jornal "Sentinela Diário". Ele fingia ser um fora da lei para combater as quadrilhas por dentro.

Em 1939 George W. Tredle propôs uma tira para jornais estrelada pelo Besouro, afim de promover o programa e também os seriados para o cinema que estava planejando. Alguns desenhos chegaram a ser feitos, como amostra, mas o projeto não foi adiante. Mas, no ano seguinte, Henry M. Snevile, gerente do distribuidor Bell, se ofereceu para uma nova tentativa. Depois de vários contatos, ficou estabelecido que a nova historieta seria publicada somente como tira diária em preto-e-branco, seis dias por semana (sendo excluída, assim, a página dominical), e estaria submetida à aprovação final de Trendle. Quando uma arte inicial foi apresentada, com o Besouro usando uma máscara igual a do Lone Ranger, Trendle logo a vetou, explicando que o primeiro tinha uma máscara maior. De volta à prancheta, ficou combinado que o roteiro ficaria por conta do próprio Fran Stryker (o roteirista radiofônico) e os desenhos a cargo de Bert Whitman. Mas Trendle não gostou do resultado final e tudo foi cancelado antes mesmo de ser publicado. Enquanto a tira diária naufragava, a versão para revistas em quadrinhos teve melhor sorte. Com data de dezembro de 1940, a editora Helnit lançou o gibi “Green Hornet Comics”, que, depois de ser continuado pela Harvey Comics, durou até 1949 (com o número final 47).

Ainda naquele ano de 1940, o personagem ganhou um seriado de cinema, interpretado por Gordon Jones. O ator Warren Hull (que também fora "Mandrake, o Mágico") o substituiu na sequencia, em 1941. Em ambos, Kato foi interpretado por Keye Luke (popular por fazer o Filho no. 1 de "Charlie Chan" e Mestre Po da série de TV "Kung Fu").

Entre 1966-67 foi produzida uma série de TV, com Van Williams (Besouro Verde) e Bruce Lee (Kato), pelos mesmos produtores da série "Batman". A série inspirou o novo longa com Seth Rogen (Besouro Verde) e Jay Chou (Kato), que foi lançado em 2010.

Nos quadrinhos, Besouro Verde também era desenhado por Frank Thorne, Jack Kirby e outros.

- Antônio Luiz Ribeiro


http://fourcolorshadows.blogspot.com.br/2012/03/heres-captain-nice-from-blink-and-you.html

Besouro Verde



Relate algum problema encontrado nesse personagem