Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Beijoqueiro



Nome: José Alves de Moura
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Portugal


Lista de revistas com participação de Beijoqueiro

José Alves de Moura nasceu no dia 2 de março de 1940, em Portugal, na freguesia de Baguim do Monte, cidade de Gondomar. Mudou-se para o Brasil aos 17 anos, a fim de “tentar a sorte”, segundo alguns; ou para escapar do serviço militar, de acordo com outros. Radicou-se no Rio de Janeiro, onde trabalhou como comerciante, empresário de futebol e motorista de táxi. Recebeu a alcunha de “Beijoqueiro” após uma apresentação do cantor Frank Sinatra no Brasil.

Com o estádio do Maracanã lotado na noite de 26 de janeiro de 1980, foi desafiado por amigos a cumprir uma meta quase impossível: subir no palco e beijar Sinatra. Conseguiu driblar o esquema de segurança e se aproximar do astro, o qual, constrangido, recebeu do fã o beijo na face. Os jornais de todo o país noticiaram o ato. Moura tomou gosto pela fama e passou a frequentar eventos a fim de se aproximar de celebridades para beijá-las.

Entretanto, a fama também trouxe seus percalços: Moura foi demitido de seu emprego como taxista, porque seu patrão afirmou que os clientes temiam que ele tentasse beijá-los. As acusações de que ele seria homossexual também fizeram com que sua primeira mulher o deixasse. Entre suas "vítimas" mais famosas estão os cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tony Bennett, entre diversas outras celebridades.

Ao beijar o jogador Zico, foi detido e espancado por policiais. O beijo custou caro: teve costelas e dentes quebrados. Passou por diversos exames para determinar sua sanidade, a qual foi comprovada. Acabou libertado pelo juiz Mayrino da Costa, o qual declarou: “Beijar não é crime. Quem dera se todos os deliquentes do Brasil trocassem suas armas por beijos”.

Para a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980, as autoridades tomaram medidas para que este não fosse assediado pelo Beijoqueiro, o qual foi detido no Rio de Janeiro e mantido preso até que o Papa se dirigisse ao próximo destino de sua excursão por sete cidades brasileiras. José Alves seguiu para São Paulo, onde foi novamente detido. Ganhou da polícia uma passagem de volta para o Rio, mas preferiu ir para Curitiba, local da visita seguinte do Papa. Foi preso pela terceira vez e, de volta ao Rio, fez um apelo em praça pública. Duas horas depois, havia conseguido recolher o suficiente para pagar a passagem de avião até Manaus, destino final do Papa antes de deixar o país.

Lá, finalmente conseguiu aproximar-se do sumo pontífice e deu-lhe 17 beijos nos pés. A fama trouxe empatia com todos os públicos, principalmente o infantil. Isso rendeu uma “participação” inusitada na revista em quadrinhos do personagem da Disney, Zé Carioca. Na edição n.º 1721 (outubro de 1984), publicada pela Editora Abril, o Beijoqueiro perseguia Zé Carioca para beijar-lhe o rosto. Também foi citado na canção “Pega na Mentira”, sucesso de 1981 na voz de Erasmo Carlos e apareceu como um "parasita de famosos" no esquete Vícios - Documento Trololó.

Durante muito tempo o Beijoqueiro esteve fora da mídia ou aparecia esporadicamente. Sua presença em eventos esportivos durante o final dos anos 2000 fez com que ele voltasse a ganhar destaque na imprensa. Em cinco de abril de 2007, protagonizou uma agressão ocorrida após o jogo entre Vasco e Gama, no Maracanã. Na ocasião, onde esperava-se que Romário marcasse o milésimo gol de sua carreira, o folclórico torcedor estava presente e foi agredido na porta do vestiário do Vasco enquanto aguardava a saída dos jogadores.

Após a confusão, o Beijoqueiro acusou seguranças do Vasco de serem os autores da agressão. A polícia militar não estava no local na hora do tumulto. Bastante ferido no rosto, ele foi atendido por médicos no Maracanã. Em 23 de junho de 2007, o Beijoqueiro beijou Dercy Gonçalves na boca na festa dos 100 anos da atriz. Em 25 de julho do mesmo ano, atacou a jogadora de basquete Janeth, a qual se despedia de sua carreira no jogo final dos jogos Pan-americanos e atacou Oscar Schmidt.

Em 26 de julho, o foco do Beijoqueiro foram as jogadoras da seleção de futebol feminino, na disputa conta os EUA na final dos jogos Pan-americanos. Seu alvo foi a atacante Marta. Em 26 de agosto de 2007, o Beijoqueiro invadiu uma vez mais o Maracanã, desta vez no jogo Flamengo X Goiás, para beijar o então ídolo do time rubro-negro, Obina. Devido à invasão de campo, o Flamengo correu o risco de ser punido com multa, mas foi absolvido após o julgamento do caso.

Em 14 de fevereiro de 2008, foi noticiado que o Beijoqueiro fora atropelado por um táxi. Levado para o Hospital Souza Aguiar com ferimentos leves, foi liberado no mesmo dia após a realização de alguns exames. Sua última aparição foi em 2009, quando mandou anunciar nas ruas do Rio de Janeiro que tentaria beijar o ex-presidente Barack Obama. No começo de 2011, o cineasta Carlos Nader recorreu à imprensa para tentar descobrir o paradeiro de José Alves, a fim de concluir um documentário sobre a

Beijoqueiro



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Ramiro Vieira
  • Adicionado por
    Ramiro Vieira
    em 27/04/2021 00:13:00