Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Barney Baxter



Nome original: Barney Baxter
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Frank Miller - ‘Cartunista’

Lista de revistas com participação de Barney Baxter

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Gazetinha, A  n° 195 - A Gazeta
Herói aviador protagonista da tira "Barney Baxter in the air" (1935). Seguia a linha de "Tailspin Tommy" (1928), "Skyroads" (1929), "Jack do Espaço" (1933) e outros.

As primeira aventuras de “Barney Baxter” não foram publicadas no Brasil. A saga desse herói começou a ser publicada nos Estados Unidos em 1936. Barney só chegou ao Brasil em 10/03/37 (*), lançado pela “Gazetinha”, na história “O segredo do P X 37” (*), já na tira n° 387 (indo até a tira n° 482, num total de 35 páginas).

A seguir, já com o título “O Campeão dos Ares”, a série começou a ser publicada também por Roberto Marinho, no seu “O Globo Juvenil”, rival da “Gazetinha”. Iniciando com o episódio “O mistério de Mazatam”, “O Globo Juvenil” não se entendia propriamente com a concorrente. As duas publicações chegavam a publicar dois capítulos por edição, para uma editora “furar” a outra. “A Gazetinha” publicava os capítulos 1 e 2, enquanto que “O Globo Juvenil” publicava os capítulos 2 e 3, e assim por diante... (*)

Marinho também publicou essa historieta no “Gibi”, a partir do n° 1 (de 12 de abril de 1939). Para se ter uma idéia da importância de “Barney Baxter”, foi ele que ajudou o “Gibi” a se tornar um dos grandes sucessos da época (as outras historietas que acompanhavam “Barney Baxter” no “Gibi” eram "Cesar e Tubinho" de Roy Crane, "Bronco Piler" de Fred Harman, "Charlie Chan" de Alfred Andriola, "Histórias da Bíblia" de Dan Smith, "Jack do Espaço" de Zack Mosley, "Ferdinando" de Al Capp, "Brucutu" e outras).

As aventuras de Baxter envolviam aviões e aventuras, mas o herói também tinha tempo para o romance, casando-se com a bela Maura no decorrer das tiras.

Em 1942, Miller deixou a tira para Bob Naylor e ingressou na Guarda Costeira Americana, mas em 1948, o distribuidor King Features o convenceu a retornar à tira por um breve período. Nessa nova fase, Miller tentou transformar Barney Baxter uma historieta de ficação científica, com nosso herói e Minhoca viajando à Lua, Vênus e outros planetas. Mas a nova abordagem não agradou, apressando o cancelamento da série.

- Antônio Luiz Ribeiro



Notas e fontes
(*) Jorge Barwinkel, “O Grupo Juvenil” n° 49, pág. 25;
(..) http://s1.zetaboards.com/Everyone_In_Distress/topic/1959937/1/

Barney Baxter



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 26/05/2009 05:33:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro