Vertigo: Além do Limiar


Audrey Hepburn



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Bélgica


Audrey Kathleen Hepburn-Ruston [1929-1993], nascida em Ixelles, Bruxelas, Bélgica, foi uma das maiores atrizes de Hollywood, sinônimo de elegância e de talento. Na infância sofreu as agruras da Segunda Guerra Mundial após a Grã-Bretanha declarar guerra à Alemanha, em setembro de 1939. Sua mãe a transferiu para Arnhem na esperança de que os Países Baixos continuassem neutros – tal qual o foram na Primeira Guerra Mundial – e fossem assim poupados de um ataque alemão. No entanto, houve a invasão nazista, em 1940, e sua família foi profundamente afetada.

Durante a fome neerlandesa que se seguiu no inverno de 1944, os alemães bloquearam as rotas de reabastecimento de alimentos e suprimentos de combustível já limitados do povo neerlandês, como retaliação aos ataques ferroviários que impediram a ocupação alemã. Assim como diversas outras famílias, a da futura atriz "foi reduzida a comer bulbos de tulipa", o que fez com que ela desenvolvesse problemas de saúde – como anemia aguda, problemas respiratórios e edema como resultado de desnutrição – pelo resto de sua vida. Já adulta, após pequenas aparições em vários filmes, estrelou na Broadway na peça “Gigi”, após ter sido descoberta pela romancista francesa Colette, em cujo trabalho a peça foi baseada.

A atriz chegou ao estrelato após ter interpretado o papel principal em A Princesa e o Plebeu (1953), pelo qual ganhou um Oscar, um BAFTA e um Globo de Ouro de Melhor Atriz – ela foi a primeira atriz a vencer os prêmios supracitados em uma única performance –, além do New York Film Critics Circle na mesma categoria. No mesmo ano, Hepburn ganhou o Prêmio Tony de melhor atriz principal em peça por sua atuação em Ondine. Sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Atriz veio com seu filme seguinte, Sabrina (1954). Ela passou a estrelar uma série de filmes naquela década, como Guerra e Paz (1956), Cinderela em Paris (1957), A Flor que Não Morreu e Uma Cruz à Beira do Abismo (ambos de 1959).

Em 1961, estrelou seu papel mais conhecido: Holly Golightly, em Bonequinha de Luxo, pelo qual recebeu sua quarta indicação ao Oscar de Melhor Atriz e foi nomeada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical. Em seguida, protagonizou Charada (1963), Minha Bela Dama (1964), Como Roubar Um Milhão de Dólares (1966) e Um Clarão nas Trevas (1967), o qual lhe rendeu novamente indicações ao BAFTA, ao Globo de Ouro, ao New York Film Critics Circle e ao Oscar. A partir da década de 1970, passou a dedicar mais tempo à UNICEF e menos aos filmes.

Elar contribuiu para a organização desde 1954 e depois trabalhou em algumas das comunidades mais pobres da África, da América do Sul e da Ásia, entre 1988 e 1992. Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em reconhecimento ao seu trabalho como Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF em dezembro de 1992. Em 20 de janeiro de 1993, aos 63 anos, Audrey Hepburn morreu na cidade de Tolochenaz, Suíça, em virtude de um câncer de apêndice. Em reconhecimento à sua carreira cinematográfica, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, além de receber os Prêmios Lifetime Achievement do BAFTA; o Prêmio Cecil B. DeMille; o Prêmio Screen Actors Guild Life Achievement; e o Prêmio Especial Tony.

Hepburn foi a quinta artista, a terceira mulher, e continua uma das 15 pessoas a conseguir ganhar as quatro principais premiações do entretenimento americano, o EGOT (acrônimo de Emmy, Grammy, Oscar e Tony). Hepburn foi classificada pelo American Film Institute como a terceira atriz mais importante da Era de Ouro de Hollywood.

Audrey Hepburn também foi homenageada em histórias em quadrinhos, mais especificamente nos chamados “fumetti” italianos, com a personagem Julia Kendall, uma criminóloga criada por Sergio Bonelli, a qual tem os traços da lendária atriz. Em tramas recheadas de referência cinematográficas, Julia traz quadrinhos policiais da mais alta qualidade ao mesmo tempo que presta homenagem a uma das maiores lendas de Hollywood.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Audrey_Hepburn.

Audrey Hepburn



Relate algum problema encontrado nesse personagem