Vertigo: Além do Limiar


Atena



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia


Lista de revistas com participação de Atena

Atena é a deusa grega da sabedoria, das artes, da inteligência, da guerra e da justiça.

Considerada protetora das cidades, dos arquitetos, dos tecelões e dos ourives, ela foi cultuada em toda a Grécia Antiga, nas colônias gregas da Ásia Menor, na Península Ibérica, no norte da África e na Índia.

Atena era representada como uma jovem bela e austera. Se armava com um capacete, uma couraça e um escudo mágico, que trazia o desenho da cabeça da Medusa, presente do herói Perseu.

Segundo a mitologia grega, Atena nasceu da cabeça de Zeus, o senhor dos deuses e, por isso, era sábia e corajosa. Era filha da primeira esposa de Zeus, a astuciosa Métis, sendo a filha preferida dele. Quando Métis estava grávida, Zeus a engoliu depois de saber por um oráculo de Gaia, que o filho poderia nascer mais forte que ele. Com o passar do tempo, Zeus sofre forte dor de cabeça e, para curá-la pediu a seu filho Hefesto, filho de Hera casado com a bela Afrodite, que lhe cortasse a cabeça com um machado. Obediente, Hefesto deu-lhe um golpe e Atena surgiu já crescida, armada e lançando um grito de guerra. Era também conhecida como Palas Atena. Foi protetora de toda a Ática e de várias cidades, porém a mais importante foi Atenas, onde no século V a.C. foi construído em sua homenagem o templo Parthernon, onde era realizada uma festividade anual em sua honra: as Panatenéias.

Sendo protetora de vários heróis, Atena surge em vários episódios da mitologia grega, entre eles, Belerofonte, que sozinho matou a Quimera, terrível monstro que vomitava chamas. Atena deu-lhe uma rédea de ouro, com a qual o herói apanhou Pégaso, o cavalo voador, que o conduziu pelos céus até o covil da Quimera. E, ainda, seu meio irmão Perseu, a quem Atena entregou um escudo, que o ajudou a matar a Medusa, cujos olhos transformavam em estátuas de pedra todos aqueles que a encarassem.

Atena



Relate algum problema encontrado nesse personagem