Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Aristides Lobo



Nome: Aristides da Silveira Lobo
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Aristides Lobo

Aristides da Silveira Lobo [1905-1968] foi professor, jornalista e militante comunista brasileiro. Trotskista, foi um dos fundadores da Oposição de Esquerda no Brasil, em 1931e, em seguida, da Liga Comunista Internacionalista. Em consequência de um acidente na infância, Aristides Lobo havia perdido a visão de um olho.

Por parte de pai, era sobrinho do famoso propagandista da República Aristides Lobo [1838-1896] e, por parte de mãe, do poeta Alberto de Oliveira [1857-1937]. Não usava o nome inteiro. Assinava artigos e traduções como Aristides Lobo e assim era conhecido. Revolucionário, ingressou em 1923 no Partido Comunista do Brasil (PCB).

Foi expulso em 1930, por pertencer à corrente liderada internacionalmente por Leon Trotsky [1879-1940]. Fundou a Juventude Comunista, a Associação dos Amigos da Rússia e a Frente Única Antifascista. Iniciador da luta contra o stalinismo no Brasil, pertenceu à direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Várias vezes candidato a deputado estadual e federal, quer pelo Partido Comunista quer pelo Partido Socialista, nunca foi eleito.

Foi preso pela primeira vez em 1927 e a última em 1938 – em um total de 25 prisões –, com cerca de dois anos de permanência no cárcere. Exilado em 1930, foi para o Uruguai e depois para a Argentina. Lá conheceu Luiz Carlos Prestes [1898-1990], cujos primeiros manifestos, como, por exemplo, o famoso Manifesto de Maio, redigiu conjuntamente, entre os quais, por sua exclusiva iniciativa, o de dissolução da Liga de Ação Revolucionária.

Em sua última prisão, no período de março a agosto de 1938, foi condenado pelo Tribunal de Segurança Nacional a dois anos de cárcere, considerado pelos juízes como foragido, mas o advogado Evaristo de Moraes, nomeado para defendê-lo, apelou da sentença e conseguiu-lhe a absolvição. Tradutor de obras marxistas, em contato permanente com os elementos intelectuais mais próximos das posições revolucionárias, Aristides Lobo esteve em contínuo confronto com os dirigentes do Partido Comunista.

Na juventude, Aristides Lobo ganhou a vida como comerciário e, mais tarde, foi professor de português e tradutor de francês, italiano e espanhol. Entre as inúmeras traduções que fez de obras políticas e filosóficas está o ABC do Comunismo, de Nicolai Bukharin [1888-1938], obra referencial do marxismo no Brasil. Como jornalista, trabalhou e colaborou em vários jornais comunistas, trotskistas, de propaganda revolucionária: A Classe Operária, O Homem Livre, Vanguarda Socialista, entre outros.

Ingressou na Folha de S. Paulo em 1945, onde trabalhou na editoria internacional até o final de sua vida, em 1968, e traduziu artigos e, eventualmente, escreveu editoriais. Um enfarte do miocárdio o matou, aos 63 anos e, no dia seguinte ao seu enterro, a Folha de S. Paulo publicou ampla reportagem sobre sua morte, com declarações de colegas de trabalho. Segundo Fúlvio Abramo [1909-1993]: “Foi um militante honesto, dedicado e corajoso, intelectual ativista e enérgico, um orador brilhante enviado a São Paulo para organizar o comitê regional local”.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_Lobo_(1905-1968)





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 25/11/2019 18:27:00
    Editado por Fabio Garcez