Ofertas na Amazon!


Archie Goodwin



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Archie Goodwin

Archie Goodwin [1937-1998] foi um roteirista de quadrinhos, editor e ilustrador americano. Goodwin ficou mais conhecido como editor das empresas Waren e Marvel Comics. Geralmente citado como "o mais amado editor dos quadrinhos", por nunca ter se envolvido em conflitos graves com os profissionais com os quais trabalhou.

Archie Goodwin nasceu em Kansas City, Missouri, e morou em muitas cidades pequenas. Mudou-se para Nova Iorque e entrou para a Escola de Artes Visuais, onde encontrou trabalho como ilustrador de cartuns para revistas. Seu começo de carreira nos quadrinhos foi como redator e, ocasionalmente, assistente de arte freelance de Leonard Starr, o qual trabalhava nas tiras para jornais da série Mary Perkins, On Stage.

O primeiro trabalho editorial foi na revista Redbook até ir para o serviço militar no Exército. Em 1962, foi para a Harvey Comics e, em dois anos, se tornou o principal redator da revista Creepy, da Warren Publishing. Foi creditado como coeditor ao lado de Russ Jones, e depois como editor, das revistas Creepy, Eerie e Blazing Combat.

Ele ficou na Warren de 1964 até 1967, como principal redator e Editor-Chefe. Criou toda a mitologia dos quadrinhos clássicos de Vampirella, além de desenhá-las em muitas histórias. Após deixar a Warren, em 1967, ainda contribuiu com histórias ocasionais nos 15 anos seguintes e voltou por um curto período, como editor, em 1974. De 1967 a 1980, Goodwin escreveu para a King Features Syndicate, inclusive as tiras diárias do Agente Secreto X-9, desenhadas por Al Williamson.

Mesmo com o trabalho para as tiras de jornais, Goodwin se tornou escritor e editor da Marvel Comics, onde trabalhou em vários títulos, tais como Quarteto Fantástico e Homem de Ferro. Substituiu rapidamente Julius Schwartz [1915-2004] como editor da revista Detective Comics –da DC –, entre 1973 e 1974, e escreveu a premiada série "Manhunter" (Caçador Paul Kirk).

Em 1976, Goodwin substituiu Gerry Conway como Editor-Chefe da Marvel, com o compromisso de ficar interinamente. Ele saiu em 1978, substituído por Jim Shooter. Como Editor-Chefe, assegurou à Marvel os direitos da publicação da adaptação de Star Wars, os quais alcançaram grandes vendas em uma época em que a indústria de quadrinhos encontrava-se em declínio.

Star Wars se tornou o trabalho pelo qual ele é mais lembrado pelos leitores. Ele adaptou o filme original e continuou a história até O retorno de Jedi (nas tiras, Goodwin usou o pseudônimo de R.S. Helm e Russ Helm). Outras adaptações de filmes para quadrinhos foram: Alien, Blade Runner e Encontros Imediatos de 3º Grau.

Alguns, inclusive o problemático Jim Shooter, atribuíram a sobrevivência da Marvel a Goodwin (e a Roy Thomas), os quais se esforçaram para assegurar esses direitos para a Editora. Com a concorrência da versão americana da Métal Hurlant chamada Heavy Metal, o então Editor-Chefe Jim Shooter foi forçado a produzir uma revista alternativa intitulada Epic Illustrated. Inicialmente, o Editor foi Rick Marshall, mas Shooter conversou com Stan Lee [1922-2018] e sugeriu o nome de Goodwin.

Adicionalmente ao trabalho de primeiro criador da Epic Illustrated, Goodwin começou as séries da Graphic Novel da Marvel, o que deu a um grande número de artistas e escritores da editora a chance de trabalharem com material “adulto”. Goodwin também foi o responsável pela primeira tradução para o inglês do mangá Akira, de Katsuhiro Otomo, e foi pioneiro das primeiras publicações em inglês do trabalho de Jean Giraud (mais conhecido como Moebius).

Goodwin já havia trabalhado brevemente para a DC, nos anos 1970. Em 1989, retornou como editor e escritor. Ele escreveu a graphic novel Batman: Night Cries, ilustrada por Scott Hampton e publicada em 1992. Durante os anos seguintes, editou vários projetos para Batman, inclusive as minisséries (no selo Elseworlds): Batman: Thrillkiller, escrita em parceria com Alan Grant e ilustrada por Kevin O'Neill e a paródia Batman: Mitefall (alusão a saga Knightfall).

Outros projetos editoriais importantes foram: Starman, escrito por James Robinson, em 1994 e Batman: The Long Halloween, da dupla Tim Sale e Jeph Loeb. Também colaborou com muitas revistas fora da continuidade de Batman, como Batman: Legends of the Dark Knight e a série Azraell. Archie Goodwin morreu inesperadamente em 1998, após uma batalha contra o câncer. Ele foi homenageado com um tributo especial na revista Comic Book Profiles.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Archie_Goodwin

Archie Goodwin



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 13/02/2010 11:50:00