Vertigo: Além do Limiar


Aproveitador



Nome: Jonas Paulo
Licenciador: sem licenciador
País de origem: Brasil
Criado por: Gervásio Santana de Freitas

Lista de revistas com participação de Aproveitador

Criado por Gervásio Santana de Freitas, em 1987, Jonas Paulo é por vezes um herói e em outras um anti-herói, um personagem típico aproveitador.

O Aproveitador vive suas aventuras no ambiente da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Não se sabe se ele tem origens nesta região, mas é nela que perambula à procura de qualquer trabalho que lhe permita ganhar algum dinheiro. Via de regra, o Aproveitador é contratado para trabalhos que outras pessoas recusariam. Não tem medo de entrar numa encrenca desde que esteja sendo pago por alguém e, ao final, não hesita em passar a perna em ladrões e bandidos, porque é defensor da máxima: "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão"...

Desprovido de qualquer superpoder, é um homem entre 30 e 40 anos, corajoso e audaz, de corpo atlético e que possui grande habilidade física e de combate. Ágil, inteligente e, por vezes, sedutor, não recusa serviços (até escusos) onde possa ganhar dinheiro e, especialmente, onde possa tirar alguma vantagem, quanto maior, melhor.

Uma das motivações para a criação do Aproveitador teve lugar na propaganda do cigarro Vila Rica, protagonizada por Gérson, jogador da Seleção Brasileira, na qual o marketing acentuava as vantagens, afirmando que este cigarro era melhor e mais barato do que outras marcas, a ponto do garoto propaganda declarar em alto e bom som: "gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também!"

Outra importante motivação pode ser encontradas também na própria história de nosso País, tendo em vista que os corajosos que vieram para cá pós 1500 também não estavam interessados simplesmente em “colonizar um país”, mas sim em tirar vantagens de tudo... Os próprios bandeirantes, considerados heróis, buscavam riquezas e tinham como objetivo tirar o máximo proveito de toda e qualquer circunstância que se lhes apresentasse pela frente...

Com essas premissas o Aproveitador vive suas aventuras, sobrevivendo e vivendo, topando qualquer trabalho que possa lhe render um bom dinheiro.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • gervasio
  • Adicionado por
    gervasio
    em 09/06/2016 12:49:00
    Editado por gervasio