Vertigo: Além do Limiar


Anne Bonny



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Anne Bonny

Anne Bonny nasceu em Kinsale, em oito de março de 1702. A data de sua provével morte é 22 de abril de 1782. Foi uma pirata irlandesa juntamente com Mary Read [1684-1721], as duas capitãs mais famosas do Caribe. Bonny era filha de um advogado nascido na Irlanda e da sua empregada.

O pai deixara a Irlanda em desgraça, mas criou fortuna na Carolina do Norte, nos EUA, onde adquiriu uma grande plantação. Um pirata de nome James Bonny desposou Anne em uma tentativa de se apossar da plantação, mas o pai a deserdou. James levou Anne para as Bahamas, onde ele se tornou informante do governador Woodes Rogers [1679-1732].

Anne sentia-se repugnada pela covardia do marido e não tardou a se envolver com outro homem, o pirata Jack Morim Rackham [1682-1720]. À época, o governador Rogers havia oferecido anistia a todos os piratas. A admiração entre Anne e Morim era mútua. Morim era um homem bonito e gostava de gastar bem o espólio de guerra.

Anne era uma moça bem dotada, com um espírito aventureiro e temperamento semelhante ao de qualquer homem. O envolvimento dela com Morim foi levado ao conhecimento do Governador Rogers, o qual determinou que ele fosse açoitada e teria voltasse ao marido.

Assim, uma noite, Jack Morim e Anne escaparam juntos. Despercebidos pelo porto, roubaram uma embarcação e começaram uma vida de pirataria juntos. Anne lutou vestida com roupas masculinas. Era exímia no uso da pistola e da espada, e considerada tão perigosa quanto qualquer pirata masculino. Em outubro de 1720, em retribuição ao seu informante, o governador da Jamaica, ao ouvir falar na presença de Jack Morim, enviou uma embarcação armada para intervir e capturá-lo.

O navio "Revenge" de Morim foi capturado de surpresa e, para o desânimo de Anne, os piratas não lutaram – já que estavam bêbados demais para tal! – e deixaram todo o trabalho para Mary e Anne, as quais lutaram com ferocidade, mas foram capturadas após duas horas.

Anne Bonny e Mary Read confessaram o próprio sexo, declararam-se culpadas, mas grávidas. Seriam enforcadas após darem à luz. Mary Read escapou do carrasco ao morrer de febre na prisão, mas Anne saiu da prisão por motivos desconhecidos. Acredita-se que sua fiança tenha sido paga por seu pai rico pai, ou que ambas escaparam da prisão (já que o registro funerário de Mary jamais foi encontrado).

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Female_pirate_Anne_Bonny.jpg

Anne Bonny



Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 13/05/2013 08:15:00
    Editado por Fabio Garcez