Ofertas na Amazon!


Andy Warhol



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Andy Warhol

Andy Warhol [1928-1987] foi pintor e cineasta, importante artista da Pop Art lembrado por suas pinturas nas latas de sopa Campbell e principalmente pela sequência de retratos de Marilyn Monroe. Warhol nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, filho de imigrantes tchecos os quais foram para os Estados Unidos na época da Primeira Guerra Mundial. Foi registrado com o nome de Andrew Warhola.

Ainda jovem gostava de desenhar, pintar, cortar, colar imagens e ir ao cinema. Durante o ensino médio, teve aulas de arte na escola e no Museu Carnegie.
Com o objetivo de se tornar ilustrador comercial, trabalhou na loja de departamentos Home. Estudou arte no Carnegie Institute of Technology, onde se graduou em 1949. Com o término da faculdade, mudou-se para Nova Iorque.

Começou a trabalhar como ilustrador para importantes revistas, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines e lojas. Com seu estilo único, tornou-se um dos ilustradores mais bem sucedidos da década de 1950 e recebeu diversos prêmios. Em 1956, alguns trabalhos seus foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). Em 1961, Warhol fez suas primeiras pinturas pop, com base em quadrinhos e garrafas de Coca Cola.

Em 1962, estreou a famosa série “Soup Can Campbell” (Sopas em Lata Campbell). Também realizou sua primeira exposição na mesma época, na Ferus Gallery, em Los Angeles, na qual vendeu todas as telas e foi um completo êxito. Em junho desse mesmo ano, começou sua produção de retratos de celebridades com a técnica da serigrafia, a qual permitia, a partir de fotografias, reproduzir em série com variação das cores. Ficaram famosos os rostos de Elvis Presley, Mona Lisa, Marilyn Monroe, Liz Taylor, Jacqueline Kennedy e Che Guevara.

A partir de 1963 passou a criar diversos filmes underground, os quais se tornaram clássicos do gênero, entre eles, “Empire” e “Blow Job”, ambos de1964, e “The Chelsea Girls”, em 1966. São filmes conceituais, “onde nada acontece”, como uma câmera a filmar um corpo humano ou um edifício a partir de uma janela. Em 1964 abriu o estúdio “The Factory”, onde realizou sua primeira exposição de esculturas, entre elas centenas de réplicas de grandes caixas de produtos de supermercado.

No mesmo período, resolveu produzir a banda The Valvet Underground. Logo a Factory começou a atrair artistas, uma delas foi a feminista Valerie Solanas. Ela buscava apoio para a peça “Up Your Ass”, mas Warhol não concordou em apoiar a produção e, tomada pela raiva, ela atirou em Warhol e logo depois se entregou à polícia. O artista conseguiu se recuperar e voltou às suas atividades e, em 1969, fundou a revista de fofocas "Interview".

Entre as décadas de 1970/80, produziu diversas telas. Warhol também escreveu diversos livros sobre si mesmo e sobre a Pop Art e apresentava um programa na TV. Entre seus livros destacam-se: The Philosophy on Andy Warhol (1975), Andy Warhol Printes (1985) e The Andy Warhol Diaries (1989). O artista começou a usar uma peruca branca para disfarçar a calvície. É de autoria dele a frase: “No futuro, todo mundo será famoso durante quinze minutos”.

MORTE
Andy Warhol morreu em Nova Iorque, em 22 de fevereiro de 1987, em uma cama do New York Hospital, enquanto se recuperava daquilo que fora noticiada como uma cirurgia de rotina para extrair a vesícula biliar. Assim foi noticiado à época e assim se passou a pensar a morte dele, aos 58 anos.

Como um acidente tão evitável quanto inexplicável. A verdade, porém, pode ser outra. “Tratou-se de uma cirurgia de risco – não de rotina – em uma pessoa muito doente”, defende John Ryan em um artigo do New York Times. Ryan, um historiador de medicina e cirurgião reformado, o qual começou a estudar o caso de Warhol há quatro anos, instigado pelo genro, Hal Foster, reconhecido investigador ligado ao universo da Pop Art.

Quando submetido à cirurgia que se revelaria fatal, Warhol estaria gravemente doente já há cerca de um mês. Ainda assim, o responsável pela operação, Bjorn Thorbjarnarson, teve de usar de toda a sua persuasão para convencer o paciente a submeter-se à mesma.

Warhol sobrevivera quase milagrosamente quando Valerie Solanas crivou o seu torso de balas – chegou a ser declarado morto na mesa de cirurgia –, mas nunca se recuperou totalmente. Comer uma refeição tornou-se uma tarefa difícil e os danos nos músculos abdominais provocaram uma grande hérnia com que teve de conviver a partir de então. Para além destes problemas crónicos, na altura da sua morte Warhol sofria da vesícula biliar, sem tratamento adequado havia 15 anos.

FONTE:
https://www.ebiografia.com/andy_warhol/

https://www.publico.pt/2017/02/22/culturaipsilon/noticia/a-morte-de-warhol-podera-ter-sido-menos-inexplicavel-do-que-julgavamos

Andy Warhol



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 13/07/2012 14:47:00
    Editado por Fabio Garcez