Ofertas na Amazon!


Alfred Hitchcock



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Alfred Hitchcock

O inglês Alfred Joseph Hitchcock [1899-1980] foi uma das mais importantes cineastas do cinema de mistério, justamente aclamado como “Mestre do Suspense”. Hitchcock nasceu no bairro de Leytonstone, Inglaterra, filho de William Hitchcock e de Emma Jane Wehlan, donos de um comércio de frutas e verduras. Hitchcock recebeu de seu pai uma educação rígida e repressiva, a qual marcou profundamente a formação de seu caráter e de sua personalidade.

Ainda na escola, Hitchcock visitou o Museu Negro da Scotland Yard, a fim de contemplar as coleções de relíquias criminais e o Tribunal do Crime de Londres, onde assistiu a julgamentos de assassinos e anotou tudo. Posteriormente, falava dessa época com amargura: “Eu me sentia aterrorizado pela polícia, pelos jesuítas e pelas punições, mas essas são as raízes do meu trabalho”. Aos 14 anos deixou o colégio e começou a estudar Engenharia na School of Engineering and Anavigation e em seguida cursou desenho na Escola de Belas Artes da Universidade de Londres.

Nessa época descobriu um novo passatempo, o cinema. Em 1914, com a morte do pai e com o início da Primeira Guerra Mundial, começou a trabalhar nas oficinas da Henley Telegraph and Cable Company. Foi liberado do recrutamento graças a seu trabalho na companhia, a qual colaborava com a guerra, e também por sua obesidade. Descontente com o serviço, foi transferido para o departamento de publicidade, onde seu interesse por cinema cresceu.

Aos 16 anos, lia com avidez as revistas de cinema e não perdia os filmes de Chaplin, Buster Keaton, Douglas Fairbanks e Mary Pickford. Em 1920, aos 21 anos, ao saber da instalação de uma companhia cinematográfica americana em Londres, a Famous Players-Lasky, reuniu alguns croquis de decoração que havia desenhado para filmes mudos, apresentou-se na companhia e ganhou o emprego. Trabalhou como criador de letreiros de filmes e depois na preparação de cenários e pequenos diálogos em novos filmes, sob a direção de Georges Fitz, o qual também lhe ensinou técnicas de filmagem.

Em 1923, Hitchcock atuou na codireção do filme Always Tell Your Wife e colaborou no filme Mrs. Peabody, suas primeiras experiências cinematográficas. Nos estúdios, conheceu Alma Reville [1899-1982] e logo começaram a trabalhar juntos na produtora Gainsbouroug Pictures. Em 1925, teve suas primeiras oportunidades como diretor, com The Pleasure Garden, The Mountain Eagle e The Lodger: A Story of the London Fog, seu ingresso no suspense.

Os filmes foram sucesso de público e de crítica. Neles, Hitchcock aparecia entre os figurantes sem ser incluído no roteiro, o que mais tarde virou sua marca registrada. Em 1926 se casou com Alma e passaram a residir em Cromwell Road, Londres. Em 1927, dirigiu The Ring e logo conquistou fama internacional. Em 1928, rodou seus últimos filmes mudos: The Farmer’s Wiffe, Champagne e The Maxman. Em 1929, Hitchcock estreou com seu primeiro filme sonoro: Chantagem.

O êxito de seus filmes chamou a atenção dos produtores de Hollywood e, em 1939, mudou-se para os EUA. A estreia Hitchcock em Hollywood se deu com Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), vencedor do Oscar de Melhor Filme e de Melhor Fotografia em Preto e Branco de 1941. Na década de 1950 aperfeiçoou ao máximo suas técnicas de suspense, em filmes como Pacto Sinistro (1951), Janela Indiscreta (1954) e Um Corpo que Cai (1959), este último, considerado sua obra-prima.

Mais tarde, experimentou novos recursos dramáticos e expressivos, como em Psicose (1960), com o espetacular assassinato da protagonista, ocorrido logo no início do filme. Em Os Pássaros, o clima de terror é provocado por aves as quais, inexplicavelmente, começam a atacar as pessoas.

Hitchcock dirigia um filme por ano e se tornou um dos mais importantes cineastas do cinema de suspense, mistério e intriga, com um domínio excepcional das técnicas cinematográficas. Em 1980, recebeu a Ordem do Império Britânico das mãos da Rainha Elizabeth II. Alfred Hitchcock morreu em Los Angeles, no dia 29 de abril de 1980.


PRINCIPAIS FILMES
Rebecca, A Mulher Inesquecível (1940)
Correspondente Estrangeiro (1940)
O Sabotador (1942)
Pacto Sinistro (1951)
Janela Indiscreta (1954)
Ladrão de Casaca (1955)
O Homem que Sabia Demais (1956)
Um Corpo que Cai (1958)
Psicose (1960)
Os Pássaros (1963)
Cortina Rasgada (1966)
Topázio (1969)
Trama Macabra (1976)


FONTE:
https://www.ebiografia.com/alfred_hitchcock/

Alfred Hitchcock



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 13/05/2010 07:37:00
    Editado por Fabio Garcez