Vertigo: Além do Limiar


Agatha Harkness



Nome original: Agatha Harkness
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Agatha Harkness

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Fantastic Four (1961)  n° 94 - Marvel Comics
Criada por Stan Lee e Jack Kirby, Agatha Harkness apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #94 (janeiro de 1970). Ela é alguém com idade suficiente para saber coisas de há pelo menos 500 anos antes da mitológica cidade de Atlântida submergir. Como uma jovem loira, ela perambulava por uma cidade de bruxos com séculos de idade. Ela juntou-se a eles naquele tempo. Tornou-se a feiticeira mais poderosa da aldeia da Nova Inglaterra, na vila de Nova Salem, onde, mais tarde, se tornaria a sua grande líder.

Agatha transformou várias(os) feiticeiros(as) em bruxo-matadores, no intuito de fortalecer a comunidade dos bruxos, e livrou-se daqueles que não pudessem se defender. O fato de que os novos salamitenses chamarem as pessoas de fora de mortais, pode indicar que eles tenham vida muito mais longa do que as pessoa comuns. Ela já foi babá de Franklin Storm Richards, filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível.

A identidade do marido de Agatha é desconhecida e não se sabe se Harkness é o seu nome de casamento ou de solteira. Ela e o marido tiveram apenas um filho, conhecido como o bruxo Nicholas Scratch (o seu nome talvez seja assumido por si).

Agatha Harkness foi introduzida pela primeira vez como ama-seca de Franklin Richards. Através das ações de Nicholas Scratch, foi revelado que ela era membro da até então desconhecida Nova Salem, colônia de bruxas do Colorado. Scratch havia tomado o controle da cidade e de seus habitantes e tinha-os convencido de que Agatha tinha traído segredos da comunidade de bruxos através do trabalho para o Quarteto Fantástico. Ela foi raptada e levada junto com Franklin de volta à comunidade, para que ela pudesse ser levada a julgamento. O Quarteto fantástico seguiu-a e lutou contra Os Sete de Salem, netos de Agatha, ou seja, filhos de Scratch. O Quarteto Fantástico venceu e libertou Agatha. A comunidade, ao constatar a maldade de Scratch, baniu-o para outra dimensão.

Scratch tentou voltar várias vezes a fim de se vingar do Quarteto Fantástico. Em todas as vezes, a equipe foi ajudada por Agatha, que acabou por regenerar o seu filho. Eventualmente, Os Sete de Salem reassumiram Nova Salem. Eles capturaram Agatha e a mataram em uma fogueira. Em uma batalha entre a Feiticeira Escarlate e os Sete de Salem, as energias de toda a comunidade passaram para Vertigo, um dos Sete, o qual perdeu o controle delas. Wanda conseguiu capturar e diminuir essa energia, mas a cidade ainda estava sendo dizimada. Wanda então canalizou a energia para a sua barriga, para ficar grávida de seu marido.

Agatha ressurgiu e evitou dar explicações de seu retorno. Ela alegou que os filhos (gémeos) da Feiticeira Escarlate eram realmente fragmentos da alma de Mephisto, e apagou a memória de Wanda e de seus filhos, ao invés de lutar para libertá-los, e assim deixar que Mephisto os reabsorvesse novamente. Ela passou a auxiliar outros bruxos em tempos de crise. Treinou Wanda para que ela pudesse controlar melhor seus poderes. Através dela, Wanda Maximoff descobriu que seus poderes mutantes originavam-se na "magia do caos". Com isso, Agatha ajudou-a a ressuscitar o vingador Magnum.

Na verdade, o cadáver de Agatha havia sido reanimado pela Feiticeira Escarlate quando esta precisava. Ela morreria novamente, desta vez para sempre. Wanda teve um confronto violento com Agatha, por causa dos seus filhos. Nick Fury e a S.H.I.E.L.D encontraram o corpo de Agatha na casa onde ela se escondia da Feiticeira Escarlate. Enlouquecida, A Feiticeira Escarlate havia assassinado a sua professora a sangue frio.

Agatha Harkness



Relate algum problema encontrado nesse personagem