Vertigo: Além do Limiar


Agamemnon



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia
Criado por: Homero

Lista de revistas com participação de Agamemnon

Agamemnon, rei de Argos e de Micenas, neto de Pelops, era como seu irmão Menelau filho de Plistene; tendo, porém, sido educado por seu tio Atreu, Homero e outros poetas os designam sob o nome de Atridas. De Clitenestra, sua mulher, teve quatro filhas: Ifigênia, Eletra, Ifinassa, Cristemis, e um filho, Orestes.

Tendo sido resolvida a guerra de Tróia, foi nomeado generalíssimo do exército dos gregos. A frota que devia conduzir esse exército à Ásia estava reunida no porto de Aulis, mas retida por ventos contrários.

Para obter ventos favoráveis, Agamemnon, incitado pelo oráculo de Caichas, sacrificou à Diana sua filha Ifigênia. Parece, porém, que o sacrifício não se realizou: conta-se que Diana, satisfeita com a submissão do rei, raptou a princesa e a substituiu por uma corça que foi imolada.

Sob os muros de Tróia ele teve uma violenta dispusta com Aquiles, a quem foi obrigado a restituir a jovem cativa Briesis, que lhe arrebatara.

Depois do cerco de Tróia, amou loucamente a profetisa Cassandra, filha de Príamo, sua prisioneira, e levou-a para Argos. Ela lhe predissera a sua morte, se voltasse à pátria; mas as profecias de Cassandra estavam condenadas à incredulidade.

Ele não fez o menor caso, e caiu vítima das intrigas de Clitenestra e Egisto, o qual, matando-o, julgou vingar a morte de seu pai Tiestes. No tempo de Pausânias, ainda se mostravam em Micenas os túmulos de Agamemnon, de Eurimedon, cocheiro do seu carro, e de todos aqueles que o príncipe trouxera de Tróia e que morreram com ele

Agamemnon



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 07/09/2020 21:42:00
    Editado por Guia dos Quadrinhos