Vertigo: Além do Limiar


Zaé Júnior



País de nascimento: Brasil
8 de junho de 1929
20 de agosto de 2020

Lista de revistas com trabalhos de Zaé Júnior
Veja lista detalhada dos trabalhos


Zaé Mariano Carvalho de Nascimento Junior é o nome inteiro de Zaé Junior. Nascido em Botucatu, interior de São Paulo, desde os 10 anos adorava desenhar, mas acabou trabalhando na Rádio Cosmos de sua cidade, e depois, já em São Paulo, na Rádio Gazeta. Por conta disso, acabou trabalhando na Gazetinha, onde conheceu Jayme Cortez. Tal como Álvaro de Moya, foi um pioneiro da TV na Tupi e mais tarde na Excelsior e na Record. Na Tupi, escreveu o seriado do Capitão Estrela, que acabou tendo uma versão em quadrinhos pela editora Outubro.

Numa dessas idas e vindas, acabou indo parar numa agência de publicidade, a McCann-Erickson, onde foi dirigir o Departamento de Rádio e TV. Nessa época, era comum que estes departamentos nas grandes agências contassem com desenhistas que trabalhavam exclusivamente desenhando storyboards dos comerciais a serem produzidos.

Foi para lá que Zaé levou Lyrio Aragão em 1962 e Luiz Saidenberg em janeiro do ano seguinte, numa fase em que vários desenhistas brasileiros estavam trocando as HQs pela publicidade. O tempo passou e em 1964 Aragão e Saidenberg foram promovidos para o estúdio da McCann-Erickson, onde passaram a fazer de tudo e não apenas storyboards. Para substituir os dois foram chamados Júlio Shimamoto, que tentava emplacar uma tira diária, distribuída por Mauricio de Sousa, chamada O Gaúcho e Cortez, que acabara de deixar a sociedade na Editora Outubro.



Fontes:
Toni Rodrigues, MeMo.
http://www.museudatv.com.br/biografia/zae-junior/
https://immub.org/compositor/zae-junior




Personagens criados por Zaé Júnior (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/08/2015 01:41:00