Wilson Vieira



País de nascimento: Brasil
28 de agosto de 1949

Lista de revistas com trabalhos de Wilson Vieira
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista e Roteirista brasileiro, nascido na cidade de São Paulo. Entre 1973-80 morou na Itália, onde colaborou com o Estúdio Staff di If, em Gênova, ilustrando episódios de “O Pequeno Ranger” (da SBE), "Diabolik", "Tarzan" e "Homem-Aranha" ("Octopus desafia o Homem-Aranha") e dezenas de outros personagens europeus.

Entre 1978/80, colaborou com a editora Italiana Epierre, fazendo trabalhos para as revistas "Kiwi", "Amok" e "Pecos Bill". Estudou no Istituto d'Arte Lorenzo de'Medici em Florença. No Brasil, em 1981, desenhou para a Editora Grafipar a história "O Carrasco", roteiro Franco de Rosa, e tornou-se professor de Desenho Artístico, em 1985. Colaborou com a Editora D-Arte, escrevendo a história "Censurado", com desenhos de Aloísio Castro. É o autor da saga "Nordestina: Cangaceiros - Homens de Couro" e da série western "Gringo", assim como autor de vários outros roteiros. Foi citado pelo "Almanaque Tex" de 1994, como um dos autores "Bonellianos" no opúsculo "Foto di Famiglia" (Foto de Família) e pelo Guida al Fumetto Italiano (Guia ao Quadrinho Italiano) de 1994 e pela revista italiana "Mister No" n° 355. Citado também no "Dictionnaire Encyclopédique des Héros et Auteurs de BD" - França - volume 2 - 1999. Foi tradutor de episódios da série Ken Parker. Entrevistado em 2005 pela revista "Prismarte" n° 23. Em 2006 faz uma ilustração inédita (técnica mista) do personagem Dylan Dog que transforma-se em poster para a mostra do personagem, da cidade de Novi Ligure/Itália - site Italiano DYLANDOGofili. Em 2007 também faz uma ilustração do personagem Diabolik, para o site Italiano Diabolik Club e é citado pela revista "Mister No" n° 2 (Reedição Italiana de IF).

Atualmente é tradutor e desenvolve projetos para o Brasil e Itália e Portugal; sempre como argumentista e roteirista; escrevendo uma série de histórias curtas para o mercado Europeu, cujos desenhos são produzidos pelo também artista nacional Fred Macedo: Kwi-Uktena (Prismarte - Edição Terror), Evolution. Publica em 2008 na revista "La Bouche du Monde" n° 10 (França), a história "Feras", desenhada por Alberto Pessoa. Cria juntamente com Fred Macedo o logotipo/mascote para a emissora radiotelevisiva Italiana FNNetwork - TVRadiostation, localizada em Gênova. Realizou adaptações para quadrinhos (ainda inéditas) dos escritores: E. A. Poe (Coração denunciador - O barril de Amontillado - A queda da casa de Usher - A máscara da morte escarlate - Berenice), A. Bierce (Incidente na ponte de Owl Creek - A morte de Halpin Frayser - A coisa maldita), B. Stoker (A casa do juiz - Jonathan Harker [O hóspede de Drácula]), H. P. Lovecraft (O dia de Nahum Wentworth), W. Irving (A aventura do estudante alemão). Escreve a biografia de Buffalo Bill para o site Spaghetti Western - Database do Western Italiano. Publica na revista "Con Hache" n° 1 (Argentina), a história "Kwi-Uktena", desenhada por Fred Macedo, seu companheiro de trabalhos. Publica nas revistas "BDJornal" n° 23 e n° 24 no (Festival Internacional de Bandas Desenhadas de Amadora - FIBDA - Portugal), as histórias Evolution e Kwi-Uktena, desenhadas por Fred Macedo. Mencionado em 2009 no editorial escrito por Sergio Bonelli da nova reedição Tex n° 223. Publica em PDF a HQ - "Um Homem de Negócios" - site/Ebook Professor Rantolo n° 56 - Itália. Publica em 2009, nas revistas brasileiras Quadrix n° 1 (Kwi-Uktena e Evolution) TexBR n° 1 (O Ceifeiro), todas Hqs desenhadas por Fred Macedo. Citado na Itália em Guida Bonelli - Tutte edizioni straniere (Guia Bonelli - Todas edições estrangeiras). Publica em 2010, na revista Quadrix 2 a HQ (Censurado), com desenhos de Aloísio de Castro. Escreveu para o Blog Tex Willer (Portugal), do amigo José Carlos Francisco (Zeca), o database western inédito: Alfabeto do Velho Oeste. Escreveu o roteiro do álbum: CHASCO - Na trilha dos abutres, que está sendo ilustrado por Ronald Guimarães. Escreve atualmente (2013) ensaios para o Blog Dime Web (Itália): A História do West.

Continua escrevendo, produzindo e publicando no Brasil e Europa incessantemente, divulgando também os Artistas Nacionais.


Wilson Vieira

Personagens criados por Wilson Vieira (2)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Wilson   Vieira
  • Adicionado por
    Wilson Vieira
    em 15/03/2007 12:20:00