Ofertas na Amazon!


Wilson McCoy



País de nascimento: Estados Unidos da América
6 de abril de 1902
20 de julho de 1961

Lista de revistas com trabalhos de Wilson McCoy
Veja lista detalhada dos trabalhos


Artista americano, mais conhecido como o desenhista substituto de Ray Moore no “Fantasma” de Lee Falk.

Robert Wilson McCoy estudou no Art Institute de Chicago, a American Academy e a Escola de Belas Artes de St. Louis. Fez capas para a “Liberty Magazine", pôsteres, anúncios e calendários para grandes empresas.

Nos quadrinhos, começou a auxiliar o desenhista Ray Moore em 1942, no “Fantasma”. O primeiro episódio a receber as pinceladas de McCoy foi “The Phantom goes to war (The inexorables)” (tira diária em preto-e-branco iniciada em fevereiro de 1942), que fez a quatro mãos com Moore.

Quando Moore se ausentou temporariamente da série para servir na Guerra, McCoy, foi designado para continuá-la. A mulher de McCoy, Dorothy, foi sua assistente no letreiramento da tira.

Mas o que era para ser um serviço temporário acabou se tornando definitivo em 1948. “O colega [Ray Moore] que iniciou a tira do Fantasma estava incapaz de desenhar quando voltou da Guerra, devido a um ferimento”, explicou McCoy ao “Chicago American's Pictorial Living”, em fevereiro de 1956. “Ele me pediu para continuá-la, e eu paguei a ele um 'royalty'”. O último episódio do Fantasma que contou com a pena de Ray Moore foi “The haunted castle”, (aventura dominical inciada em setembro de 1948), feita em parceria com McCoy.

Ao longo de toda a década de 50, McCoy marcou o Fantasma com seu estilo semi-caricato mas bem definido. Como bem notou o desenhista Márcio Costa, “nada que se compare ao Ray Moore dos bons tempos, mas até hoje Wilson McCoy tem lá os seus fãs. É o tempo dos selvagens grandalhões e abrutalhados, do desenho esquemático, quase cartum”.

McCoy ficou no “Fantasma” até morrer de ataque do coração, em 20 de julho de 1961, aos 59 anos. Sua última história foi “The werewolf” (das tiras diárias), que terminou de ser publicada nos jornais americanos em 19 de agosto de 1961. Naquela época, outra aventura sua do Fantasma, “The limper”, estava sendo publicada nas páginas dominicais e foi continuada por Carmine Infantino, que o fez somente por duas semanas, depois foi concluida por Bill Lignante.

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes —
- Costa, Márcio. “Superfan”, março de 1996, pág. 3;
- www.wilsonmccoy.com/images/WilsonMcCoyCOMInkwellAptLGE.jpg
- site oficial: http://www.wilsonmccoy.com/



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 19/09/2007 04:55:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro