Vertigo: Além do Limiar


Takashi Murakami



País de nascimento: Japão
1 de fevereiro de 1962

Lista de revistas com trabalhos de Takashi Murakami
Veja lista detalhada dos trabalhos


Takashi Murakami (Murakami Takashi, nascido em Tóquio) é um prolífico artista japonês contemporâneo cujo trabalho abrange tanto a pintura quando as mídias digitais.

Licenciou-se pela Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio obtendo a graduação em Nihonga (pintura tradicional japonesa). Entrou no mundo da arte contemporânea em 1990 sob a tutela do artista Masato Nakamura. Em 1993 criou o seu alter ego Mr. DOB. Começou então a ser reconhecido dentro e fora do Japão pela sua particular síntese entre a arte tradicional e contemporânea japonesa e a arte pop norte-americana.

Ele cunhou o termo superflat, que descreve tanto a estética característica da tradição artística japonesa e a natureza do pós-guerra a cultura e a sociedade japonesa.

Superflat também é usado como um apelido para descrever o estilo de Murakami e de outros artistas japoneses que ele influenciou.


Conta com muitas exposições em variados locais de todo o mundo. Em maio de 2009 expôs no Museu Guggenheim Bilbau mas a sua exposição mais famosa foi no Palácio de Versalhes. A sua obra abarca múltiplas formas artísticas: o anime, pintura, escultura, desenho industrial e moda.

Em 2009 a revista TIME definiu-o como o mais influente representante da cultura japonesa contemporânea.

Em 2011 a empresa Google pediu a ele que fizesse um Google's Doodle para o solstício de inverno no hemisfério sul.


Takashi Murakami


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Ricardo Barbosa
  • Adicionado por
    Ricardo Barbosa
    em 13/08/2014 22:53:00
    Editado por Leomar Lima