Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Sururi Gümen



País de nascimento: Turquia
20 de julho de 1920
20 de setembro de 2000

Lista de revistas com trabalhos de Sururi Gümen
Veja lista detalhada dos trabalhos


Em seu tempo, Sururi “Su” Gümen foi um dos maiores ilustradores e cartunistas na Turquia. Seu trabalho apareceu num sem-número de revistas, livros, jornais, propagandas e cartazes de filmes. Sururi tornou-se mais conhecido nos últimos anos como o criador da história em quadrinhos “Canbaba” em um dos principais jornais da Turquia, o “Hurriyet”, onde ingressou em 1949.

Sururi chegou aos Estados Unidos em 1955, e o primeiro trabalho que teve foi um que permaneceria por trinta anos: ilustrar anonimamente a história em quadrinhos “Kerry Drake”, escrita por Alfred Andriola. Sururi também fez a arte de outra tira de Andriola (em parceria com Mel Casson), “It’s Me Dilly”, que não durou muito. Em meados dos anos 1960, Gümen também trabalhou para a Charlton Comics, ilustrando para a linha de romance e terror, bem como os quadrinhos de “David Cassidy”.

Sua grande chance veio com a revista “Cracked”, no começo da década de 1970, onde sua especialidade era ilustrar sátiras de cinema e TV. Em 1976, Gümen finalmente teve creditada a coautoria de “Kerry Drake”. Perto do fim de sua carreira, Sururi entrou no ramo de storyboards de publicidade e animações.

FONTE: Lambiek Comiclopedia
http://www.lambiek.net/artists/g/gumen_sururi.htm

— Ramiro Vieira





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/11/2012 16:34:00
    Editado por Ramiro Vieira