Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Roberto Munhoz - ‘Mun Hoz’



País de nascimento: Brasil
21 de dezembro de 1966

Lista de revistas com trabalhos de Roberto Munhoz - ‘Mun Hoz’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Roberto Munhoz é um desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos e criador de conteúdo infanto-juvenil exclusivo para diversas obras, empresas, personalidades e autores brasileiros. Nasceu em 21 de dezembro de 1966, em São Paulo, capital.

É irmão de Rosana Munhoz, consagrada desenhista e roteirista que produziu centenas de obras para a Turma da Mônica nos anos 80 e 90, considerada uma das mais importantes artistas que passou pelos Estúdios Mauricio de Sousa.

Roberto Munhoz iniciou a carreira artística em 1985 como assistente de animação no estúdio Thalia Filmes, produzindo desenhos animados para Hanna Barbera ( Snorks ) e Marvel DC (Little Clowns of Happytown). Foi contratado pela Signo Art do empresário Ruy Perotti como artista colaborador na produção dos desenhos animados 'As Viagens de Variguinho pelo Brasil', ao lado de Guilherme Alvernaz. Também pela Signo Art produziu seus primeiros roteiros profissionais para histórias em quadrinhos para as revistas do Top Cat (Manda Chuva) e Scooby-Doo (Scubidu), de Hanna-Barbera, ambos publicados pela Editora Cedibra. Foi contratado pela Editora Globo para produzir os roteiros das revistas da Xuxa, Paquitas, Chaves e Chapolim.

Em 1988 realizou um estágio como roteirista nos Estúdios Mauricio de Sousa Produções, escrevendo histórias para as personagens da Turma da Mônica. De forma autônoma, lançou pela Abril-Panini o álbum de figurinhas Vampirando.

Em 1992 foi co-autor do Sapo Xulé, transformado em boneco de vinil pela Tec Toy em 1993, brinquedo que tornou-se um enorme sucesso de vendas, originando uma linha de games para master-system e mini-games baseada na personagem.

Em 1993, fundou em sociedade a Editora Bingo, especializada na criação de personagens para empresas, onde ocupou o cargo de editor chefe do jornal mensal infantil Kidnews, voltado aos quadrinhos, entretenimento e educação. Nesta função, criou dezenas de personagens para histórias publicitárias e institucionais, dos quais podem ser citados: Bicano, o tucano da BIC; Reacher, o surfista galáctico das escovas Reacher Magic Grip, da Johnson & Johnson; Lectric, o vagalume da Panasonic; Bus, o ônibus da Mercedes Benz do Brasil; mini gibis do Toddynho, da Quaker; Compi Carinhas, dos brinquedos Estrela; entre outros.

Em 1996 desligou-se da sociedade na Editora Bingo, dedicou-se a publicidade até o ano de 2004. Viajou pelo nordeste neste período, residiu em Fortaleza e Salvador, onde produziu os personagens Tot's para a empresa M. Dias Branco, Padeirinho para a Pão de Forno, Dr. e Dra. Unimed e seu Pinheirinho falante, mascotes da Unimed Fortaleza.

Em 2005 produziu para a editora Globo roteiros para as revistas do Menino Maluquinho e Julieta, personagens de Ziraldo, além de participar do projeto piloto das histórias em quadrinhos do Sítio do Picapau Amarelo.

Em 2006 retornou aos Estúdios Mauricio de Sousa Produções como roteirista, onde permanece atuando na produção de histórias para a Turma da Mônica. Até o ano de 2016 produziu para a MSP: 45 histórias de abertura para a revista Ronaldinho Gaúcho - das quais 24 foram adaptadas para a série de desenhos animados Ronaldinho Gaucho 's Team, produzidas pela GIG Itália em parceria com a MSP e lançadas em 2010 na MIP COM e MIP JR em Cannes, na França -; 28 histórias de abertura para as revistas da Turma da Mônica; e 10 histórias de abertura para a revista Neymar Jr., além de centenas de histórias de miolo para estas revistas.

Em 2009 foi vencedor do concurso literário Histórias Reais de Homens Reais, patrocinado pela Kildare', com o conto 'De tanto rabiscar escreveu a própria história'.

Em 2012 participou do livro Ouro da Casa MSP como artista convidado.

Desde 2013 é colaborador do projeto de Difusão Literária do SESI/FIESP, onde desenvolve oficinas e workshops sobre a produção de roteiros de histórias em quadrinhos e desenhos animados profissionais nas unidades SESI no interior paulista e na capital.

Além de colaborar para a obra de Mauricio de Sousa, atende agências de publicidade e escreve roteiros para produtoras de desenhos animado.

Podcast #15 - Literatudo:
https://www.sesisp.org.br/cultura/literatudo


Roberto Munhoz - ‘Mun Hoz’


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • le_correa92
  • Adicionado por
    le_correa92
    em 24/11/2015 11:40:00
    Editado por Mun Hoz