Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Pénélope Bagieu



País de nascimento: França
1982

Lista de revistas com trabalhos de Pénélope Bagieu
Veja lista detalhada dos trabalhos


Pénélope Bagieu nasceu em 1982, na cidade de Paris e passou a infância na Córsega. Ela possui um bacharelado em Economia Social e formou-se em Cinema de Animação em 2006 na École nationale supérieure des Arts Décoratifs (EnsAD) de Paris com notas muito baixas, e chegaram a lhe dizer para pensar em fazer outra coisa. Em seguida foi estudar na Central Saint Martins College of Art & Design em Londres. Após obter o diploma ela dedica-se à ilustração.

Realizou uma curta metragem de animação, intitulado "Fini de Rire" que foi transmitida na televisão no Canal+ e que foi nomeado para vários festivais de cinema, entre eles o Festival Internacional de Cinema de Amiens de 2006 e o Festival Internacional do filme de animação de Annecy de 2007.

Produziu ilustrações para uma campanha publicitária de uma marca de alimentos congelados para a televisão, posteres e Internet. Ela ficou conhecida através do blog “Ma vie est tout à fait fascinante” [Minha vida é completamente fascinante], lançado em 2007, onde ela conta de forma humorística e com muita graça alguns episódios do seu dia a dia. Com a publicação em forma de livro, seu talento se expandiu para as livrarrias.

Em 2008, lançou o primeiro volume da coleção "Joséphine", uma banda desenhada em que as ilustrações e os textos são de sua autoria, sobre uma personagem encomendada pela revista Femina.

No Natal desse ano, ela cria o site "Mon beau sapin" em parceria com a Cruz Vermelha francesa e a operadora de telecomunicações Orange, com o objetivo de oferecer presentes a crianças carentes.

Em 2009, ela torna-se responsável por uma das seções do site "madmoiZelle", onde partilha vídeos das suas bandas desenhadas favoritas.

Publica "Cadavre Exquis" [Uma Morte Horrível], sua primeira novela gráfica, sendo a responsável do argumento e dos desenhos. Com ele ganhou em 2011, o prémio SNCF no festival de Angoulême e o premio dBD de melhor livro de humor.

Ela participa do festival de Cannes de 2011 como enviada especial do canal Arte e, em 2012, colabora com o designer Boulet e publica La Page blanche. Enquanto ele trata do enredo ela cria os desenhos.

Em fevereiro de 2013, por ocasião do 40º Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, recebeu a insignia Chevalier des Arts et des Lettres da ministra francesa da Cultura e Comunicação, Aurélie Filippetti.

Em 2013, a realizadora Agnès Obadia lançou o seu filme Joséphine, uma adaptação cinematográfica da banda desenhada de Bagieu, com o mesmo nome e no qual o papel principal foi estrelado por Marilou Berry.

Em setembro de 2013, publicou com Joann Sfar o primeiro volume de "Stars of the Stars". Sfar é responsável pelo argumento enquanto Bagieu fica encarregue de o ilustrar.

No mesmo ano, após conhecer Claire Nouvian, a fundadora da associação ambientalista BLOOM na Conferência TED de Paris, ela criou e publicou uma pequena banda desenhada destinada a alertar o público sobre os perigos da pesca de arrasto, tendo convidado os seus leitores a assinarem uma petição da associação. Este apelo permitiu recolher centenas de milhares de assinaturas.

Em 2015, Bagieu foi morar em Nova York para terminar a sua novela gráfica "California Dreamin".

Em 2016, a sequencia de Joséphine, "Joséphine s'arrondit", estrelado por Marilou Berry, é lançada no cinema.

Ainda em 2016, ela escreve e desenha "Les Culottées" [Destemidas, em Portugal, e Ousadas, no Brasil], uma série de pequenos contos biográficos sobre mulheres que se destacaram, nomeadamente Frances Glessner Lee, Anette Kellerman, Joséphine Baker, Tove Jansson e Wu Zetian, entre outras. Numa primeira fase partilhou as bandas desenhadas no site do jornal Le Monde, posteriormente publicou em livro. O primeiro volume saiu em setembro de 2016 e o segundo em janeiro de 2017.

É com "Les Culottées" que ganha, em 2019, o Prêmio Eisner pela melhor edição americana de uma obra internacional, a maior distinção que uma obra de banda desenhada pode receber no mundo.

Em 2020 foi transformada numa série de animação com 30 episódios para a televisão francesa e posteriormente é traduzida para italiano e português sendo transmitida na Itália pela Rai e em Portugal pela RTP2.

Fonte: HQ "Ousadas" (Nemo/2019-2020)


Pénélope Bagieu


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • carnificina
  • Adicionado por
    carnificina
    em 08/03/2018 11:58:00