Comic Boom!


Paulo Fukue



País de nascimento: Brasil
1948

Lista de revistas com trabalhos de Paulo Fukue
Veja lista detalhada dos trabalhos


(na imagem, Roberto Iutaka Fukue [com mangas arregaçadas] com Minami Keizi [de bigode], Paulo Fukue [de jaqueta preta] e Itsuo Nakashima, filho de Ypê Nakashima [de xadrez], em foto de 2008)

Um dos desenhistas da editora Edrel, ao lado de Minami Keizi, Fernando Ikoma, Cláudio Seto, Fabiano Dias, Roberto Fukue (irmão de Paulo), entre outros.

A Edrel, fundada em 1967, se destaca por ser a pioneira em lançar quadrinhos com inspiração nos "mangás" japoneses. Além desses quadrinhos de inspiração japonesa, a Edrel publicava HQs de diversos temas, de heróis a quadrinhos eróticos.

Os títulos da Edrel eram coordenados em três grupos: um liderado por Seto, outro por Ikoma e o último por Fukue. Paulo Fukue, que estudava na Panamericana de Artes, tinha 20 anos na época. Segundo Minami Keizi, Fukue era responsável pelos títulos “Super Heros”, “Pabeyma” e "Estórias Avulsas" de faroeste e de terror.

Em 1972, Minami Keizi sai da direção da Edrel, cansado de perseguições políticas e desgostoso pela publicação da revista "Lar Moderno" pela editora. Paulo Fukue assume o cargo. Porém, as perseguições continuam, sendo Fukue detido e torturado pela polícia federal um mês após assumir o lugar de Minami Keizi. O próprio Keizi já tinha ido à polícia inúmeras vezes pelo conteúdo supostamente "subversivo" dos gibis da Edrel.

No ano de 2008, Fukue foi homenageado na vigésima edição do HQ Mix, na categoria "Grande Mestre", junto de seus colegas Ypê Nakashima, Fernando Ikoma, Minami Keizi e seu irmão Roberto Fukue.

Por Érico Molero.

Bibliografia:

BACELAR, Tiago. "A Identidade dos Quadrinhos Nacionais". In http://tbproducoesaudiovisuais.blogspot.com. Apud http://zinebrasil.googlepages.com.

LUYTEN, Sonia M. Bibe."MANGÁ PRODUZIDO NO BRASIL : PIONEIRISMO, EXPERIMENTAÇÃO E
PRODUÇÃO". In http://intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP16_luyten.pdf.

NETO, Elydio dos Santos. "Minami Keizi, a Edrel e as HQs brasileiras:
Memórias do desenhista, do roteirista e do editor". In http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1930-1.pdf.

RAMOS, Paulo. "Comissão do Troféu HQMix define homenageados deste ano". In http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br.



Paulo Fukue

Personagens criados por Paulo Fukue (6)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 11/10/2007 12:40:00