Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Pacha Urbano



País de nascimento: Brasil

Lista de revistas com trabalhos de Pacha Urbano
Veja lista detalhada dos trabalhos


Pacha Urbano é ilustrador, escritor, roteirista e quadrinista do Rio de Janeiro.

Autor das tirinhas de humor e psicanálise "Filho do Freud", com quase meio milhão de seguidores no Facebook e milhares de seguidores no Instagram. Publicou o volume 1 de "As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud - Quem é esse tal de Édipo?" em 2013, e o volume 2 de "As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud - Onde está o meu falo?" em 2015, ambos pela Editora Zás!. Em 2017 publicou o terceiro volume, "As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud - Por que tudo é sexual?", por financiamento coletivo no Catarse e distribuído pela Editora Viés.

Desde 2009, mantém o projeto de intervenção urbana, e de distribuição gratuita, "Livro Ao Acaso", traduzido para o espanhol e o inglês. Também é autor do livro de minicontos "Vidas Despercebidas", publicado pela Editora Verve em 2013.

Fez parte da antologia O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015, e do grupo de quadrinistas publicados pela revista virtual Nébula, assim como do projeto de crônicas e jornalismo em quadrinhos da plataforma Medium.

Em 2016, fez parte da banca Flup Pensa Quadrinhos, organizada pela FLUP - Festa Literária das Periferias, como facilitador na modalidade Histórias em Quadrinhos, que resultou na publicação, em 2017, do livro "Cidade Deus 50 Anos", publicado pela Casa da Palavra, com histórias em quadrinhos de autores que passaram pela banca formadora.

Ministra, desde 2013, a oficina Histórias em Quadrinhos para quem não sabe desenhar, com o intuito de diminuir as barreiras estéticas e inibidoras, bem como facilitar a produção de narrativas nesta mídia, fazendo uso de diversos recursos, tanto digitais quanto analógicos, independentemente se quem o faz sabe ou não desenhar.

Atualmente ministra aulas de roteiro para HQs no curso Inko.

Fonte: HQ "Café Espacial, #19" (Café Espacial/2021)

www.pachaurbano.com


Pacha Urbano


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Lucca Farias Esposito
  • Adicionado por
    Lucca Farias Esposito
    em 10/02/2021 00:11:00
    Editado por Erwin