Vertigo: Além do Limiar


Otto Binder



País de nascimento: Estados Unidos da América
26 de agosto de 1911
13 de outubro de 1974

Lista de revistas com trabalhos de Otto Binder
Veja lista detalhada dos trabalhos


Autor americano (nasceu em Bessemer, Michigan) de livros de ficção científica e não-ficção e histórias e quadrinhos. Otto Oscar Binder é mais conhecido por seus muitos roteiros para o “Capitão Marvel” (“Shazam!”) e outras histórias envolvendo toda a Família Marvel.

Nascido em Bessemer, Michigan, Otto Binder era o caçula de seis crianças de uma família vinda Áustria. A família se estabeleceu em Chicago, Illinois, em 1922. Otto e seu irmão, Earl, eram fãs de ficção científica e começaram a escrever em dupla, usando o pseudônimo “Eando Binder”. E venderam sua primeira história (prosa), “O primeiro marciano”, para a revista “Amazing Stories” em 1930. Ainda nos anos 30, a parceria foi desfeita e Otto mudou-se para Nova York. Logo estava escrevendo para Mort Weisinger, editor da revista “Thrilling Wonder Stories”, e Ray Palmer, editor da “Amazing”.

Otto Binder estreiou nos quadrinhos em 1939, na esteira de outro irmão, o desenhista Jack Binder, que também tinha se mudado para Nova York para trabalhar no estúdio de Harry “A” Chesler. É a partir daí que Otto ficaria ligado ao “Capitão Marvel”, da editora Fawcett. Também colaborou para editoras como a Marvel, a Archie, a DC (esta a partir de 1948) e a Quality. Mas foi na Fawcett que Binder esteve mais ligado. Quando aquela editora encerrou sua editoria de quadrinhos, em 1953, o artista se viu desempregado. Mas logo estava escrevendo para outras editoras, como a DC (novamente contratado por Weisinger, agora editor da DC).

Em 1967, durante a “Bat-Mania” (desencadeada pela série televisiva de “Batman”), a Marvel fez um acordo com a Bantam Books para lançar seus super-heróis de HQs em forma de livros de bolso (exceto Homem-Aranha e Quarteto Fantástico). “Os Vingadores” foi a atração escolhida para compor o primeiro volume, escrito por Otto Binder. Mas “The Avengers battle the Earth-Wrecker” foi um tremendo fracasso, com um Otto Binder pouco inspirado. Assim, o volume seguinte, com “Capitão América”, foi entregue a Ted White.

E Binder teve uma vida familiar trágica. Em 1967, sua única filha, Mary, morreu em um desastre de carro quando ia para a escola. Otto e sua esposa nunca mais se recuperaram da tragédia, com ele começando a beber, morrendo, em consequência, de ataque cardíaco em 1974, aos 63 anos.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • OSCARDIACO
  • Adicionado por
    OSCARDIACO
    em 04/07/2007 12:39:00