Vertigo: Além do Limiar


Mark Schultz



7 de junho de 1955

Lista de revistas com trabalhos de Mark Schultz
Veja lista detalhada dos trabalhos


Escritor americano e ilustrador de livros e quadrinhos. Sua obra mais reconhecida é a criação da série em quadrinhos Xenozoic Tales, sobre um mundo pós-apocalíptico onde os dinossauros e outras criaturas pré-históricas convivem com os humanos. Também foi responsável pela revitalização do Príncipe Valente.

Nasceu nos arredores da Filadélfia, Pensilvânia, mas foi criado em Pittsburgh. Com seis anos de idade descobriou os quadrinhos e filmes clássicos de aventura, sendo King Kong e Tarzan seus favoritos. Na adolescência, autores de fantasia o inspiravam, como Edgar Rice Burroughs e Robert E. Howard, e também artistas nesse gênero que, futuramente, ilustrariam seus trabalhos, entre eles Frank Frazetta, Krenkel Roy e Al Williamson.

Matriculou-se na Kutztown University of Pnnsylvania, em 1973 e graduou-se em 1977 como bacharel em Belas Artes e Pintura. Desde então, embarcou em uma carreira com ilustração publicitária, amparado por serviços diversos para se manter, como ser guarda de segurança (trabalho que considerava insatisfatório).

No início dos anos 80, Schultz interessou-se pela cena underground dos quadrinhos, que permitia que artistas independentes publicassem histórias fora da abordagem tradicional da grande indústria. Também se viu atraído pelas histórias clássicas publicadas pela EC Comics nos anos 50. Certa vez trocou caixas de quadrinhos da Marvel e DC dos anos 60 e 70 por uma grande coleção da EC Comics. A partir de então, começou a aperfeiçõar seu estilo de ilustração, inspirado em artistas da EC.

Publicou seu primeiro trabalho em quadrinhos em uma história chamada "The Sea King" (O Rei do Mar), com o personagem bárbaro Kull, de Robert E. Howard, na revista Savage Sword of Conan nº 132, pela editora Marvel Comics. Schulz foi artefinalista da arte de Val Semeiks. Não desenvolveu seus trabalhos junto a Marvel, pois estava interessado no desenvolvimento e publicação de quadrinhos baseados em seus próprios conceitos.

Ao longo da década de 80, Schultz desenvolveria idéias que acabaria por dar frutos a série Xenozoic Tales. Os personagens e as histórias que ele criou foram fixados em um período futuro, que ele chamou de Era Xenozóica, em que um cataclisma eliminou a sociedade humana moderna. Os sobreviventes, escondidos nos subterrâneos, encontraram um mundo diferente, onde criatura pré-históricas voltaram a ser a forma de vida dominante na Terra.

A primeira história ambientada na Era Xenozóica, chamada "Mammoth Pitfall", só foi apresentada na revista Xenozoic Tales nº 2. Anteriormente, foi publicada a história "Xenozoic!", que fez parte da antologia Death Rattle nº 8, publicada em dezembro de 1986 pela editorra Kitchen Sink.

Desde Xenozoic Tales, Schultz já escreveou para séries de diversas editoras, incluindo a Dark Horse e a DC Comics. Normalmente, estas são histórias baseadas em personagens de propriedade da empresa ou licenciados, ao invés de sua própria criação.

Schultz criou a série de aventuras subaquáticas chamada SubHuman, para a editora Dark Horse.

Em 2002, Schultz contribuiu com uma série de ilustrações para Conan, the Cimmerian: Volume 1, numa reimpressão de histórias do bárbaro Conan, de Robert E. Howard, publicada pela Wandering Star Press. O livro já foi reeditado pela editora Del Rey como The Coming of Conan, the Cimmerian. Também foi entrevistado por Durwin Talon para o Panel Discussions, sobre o desenvolvimento em arte e literatura narrativa sequencial, juntamente com Will Eisner, Walter Simonson e Mike Mignola.

Desde 1 de novembro de 2004, ficou responsável como escritor da tira em quadrinhos do Príncipe Valnete, originalmente criado por Hal Foster. Também escreveu a minissérie Superman & Batman Versus Aliens & Predador.

Em 2009, foi anunciado por Dan Didio como escritor na nova série de história do personagem The Spirit, em uma série abordando personagens sem superpoderes como Doc Savage, Falcão Negro, entr


Mark Schultz


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Felipe Ferreira
  • Adicionado por
    Felipe Ferreira
    em 03/08/2007 16:59:00
    Editado por Marcos Dark