Ofertas na Amazon!


Manuel Morini - ‘Gustavo Amézaga’



País de nascimento: Argentina
1960

Lista de revistas com trabalhos de Manuel Morini - ‘Gustavo Amézaga’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Manuel Morini nascido em Buenos Aires em 1960, é um dos grandes escritores e novelistas da Argentina. No entanto, sua fase mais prolifica foi como roteirista de histórias em quadrinhos na extinta Editorial Columba, que deixou ainda mais famoso o seu alter ego Gustavo Amézaga. Uma história que começou no final da década de 70, torna-se assistente do principal roteirista da editora: Robin Wood. Manuel Gustavo Morini estava com dezoito anos quando usou seu nome do meio e juntou com o sobrenome de sua mãe para atender aos caprichos de um diretor que via seu primeiro nome, Manuel, nome de lojista, não de um artista da Columba.
O período como roteirista nas produções de Robin Wood renderam a Manuel a chance de escrever para Nippur De Lagash, talvez a saga mais longeva e famosa de Wood. Foram trinta episódios assinados por Morini (como Amézaga). Em seguida, veio a segunda temporada de Dax, outra série de Wood, além de vários roteiros alternativos de Dago, já que a série principal era comandada pelo próprio Robin.
Em meados dos anos 80 surge Crazy Jack, onde Manuel pôde contar com os desenhos do inspiradíssimo Rubén Meriggi. Os dois levaram os quadrinhos da Editora Columba para outro patamar, trazendo refrências cyberpunk em um personagem que atingiu em cheio o público da época.
Com Alfredo Falugi, Morini cria Khrysé, a Pantera da Somália, uma bela mulher e seu noivo, um traficante de armas, loiro e caolho, que tinha como virtudes a fé, esperança e a caridade. Falugi não desenhou a série toda, sendo substituido por Percy Ochoa.
De volta ao universo de fantasia e ficção, Manuel criou Shat, em parceria com Sergio Ibañez. A série teve apenas uma temporada com treze episódios, em que ficou marcada pelo desenho expressivo de Ibañez e o inspirado roteiro de Manuel. O final da série ficou em aberto depois de décimo terceiro episódio, deixando claro ter sido uma decisão da editora e não de Morini e Ibañez.
O universo criativo de Manuel Morini se expandia. Novos personagens e novas séries eram criadas, e juntando-se aos velhos conhecidos das revistas El Tony, Nippur Magnum, D'Artagna e Intervalo, todas da Editorial Columba. Com Falugi, seu parceiro em Khrysé, Morini produz Stalker. Com Rubén Marchionne nos desenhos, surgem duas séries distintas: Express Mulligan e Iroqués. Ambas tiveram doze episódios publicados em El Toy e Nippur Magnum.
Ainda é possível encontrar inúmeras referências sobre o trabalho de Manuel Morini como Gustavo Amézaga. Séries emblemáticas como Nibelung, Cisne Negro, Matador, e tantas outras da Editorial Columba.
Fonte: Tai Creative Comics/2020





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Luiz  Augusto
  • Adicionado por
    Luiz Augusto
    em 04/05/2020 19:16:00
    Editado por Erwin