Ofertas na Amazon!


Luiz Saidenberg



País de nascimento: Brasil
1939

Lista de revistas com trabalhos de Luiz Saidenberg
Veja lista detalhada dos trabalhos


(na foto, os irmãos Luiz [sem terno, à esq.] e Ivan Saidenberg, com as esposas Márcia e Tereza no Aeroporto de Cumbica/SP, 1999 [foto do site Alan Moore, de José Carlos Neves])


Nascido em Piracicaba, interior paulista, Luiz Saidemberg começou sua carreira nos anos 50. Em 1959 trabalhava para uma modesta produtora de desenhos animados. Foi quando um ex-patrão, Francisco Raffaelli, que era professor de desenho, o recomendou a um de seus alunos, Almir Bortolassi. Este já fazia desenhos para a editora Outubro, e apresentou Saidemberg a Jayme Cortez, princial artista da Outubro, ainda naquele ano, na Rua da Mooca. Foi assim que Saidemberg estreiou no mundo dos quadrinhos, pela Outubro.

Fez parte também do malfadado movimento de nacionalização das histórias em quadrinhos dos anos 60. Desgostoso com o episódio, enveredou, em janeiro de 1963, pela publicidade, onde permaneceu nas décadas seguintes, tornando-se um dos artistas mais requisitados e premiados do meio.

Estimulado pelo colega Shimamoto, voltou brevemente aos quadrinhos no final da década de 70, na Grafipar de Curitiba. Seu último trabalho para aquela editora foi em 1980.

Após receber o prêmio Angelo Agostini em 2002, motivou-se a produzir “Na trilha de Masamune” — uma nova e portentosa obra de 40 páginas — que foi lançada pela Opera Graphica em 2003.


http://www.operagraphica.com.br/a_bio/a_bio_luiz_saidemberg.htm


Luiz Saidenberg


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 31/10/2008 16:00:00