Ofertas na Amazon!


Luiz Podavin



1950

Lista de revistas com trabalhos de Luiz Podavin
Veja lista detalhada dos trabalhos


Luiz Podavin é um Mestre Disney brasileiro, apaixonado pelo que faz, cujos acontecimentos ao longo de sua vida praticamente o conduziram para ser um Desenhista Disney, através de coincidências fortuitas.
Então, sendo assim, ninguém melhor que ele mesmo para contar sua história, como segue abaixo:

"Nasci em 1950, em Flórida Paulista, interior de São Paulo.
Quando garoto gostava muito de ler quadrinhos, porém, um pouco mais do que os outros meninos. Então vivia a copiar os personagens, tentando fazer cada vez melhor. E assim fui desenvolvendo o meu traço até os 20 anos, quando vim com a família para Campinas.
Naquela cidade consegui emprego em uma gráfica, como datilógrafo. Para minha alegria, ali havia um setor de desenvolvimento de embalagens, para onde fui transferido e onde logo comecei a aplicar, profissionalmente, os meus conhecimentos de desenho.
Mas, alegria maior foi saber que uns amigos meus tinham relacionamentos com pessoas da Editora Abril em São Paulo, e, por conta da boa vontade deles, fui convidado a fazer um teste e aprovado. Felizmente, nessa época, a Editora Abril necessitava muito de novos desenhistas, pois o "Pato Donald e turma" vendiam 500, 600 mil exemplares por edição. E assim, logo eu já estava integrado naquele grupo.
Que tempos! Ali, internamente, só desenhávamos as capas. A minha primeira foi uma com o personagem SuperPateta. Sofri tanto para desenvolver aquela capa que pensei em desistir; literalmente ir embora.
Passou o tempo e tornei-me Chefe de Arte do setor, tendo como cargo a revisão de todas as histórias Disney, nas etapas de desenho e arte final. Então, era comum me ver em meio a pilhas de páginas, fazendo uma caprichada revisão. Nessa época ajudei também a desenvolver alguns personagens para enriquecer nossas histórias, como: Biquinho, sobrinho do Peninha; Turma da Pata Lee; Boinifácio; Zé Galo e outros.
Mais alguns anos e deixei aquele cargo para também produzir histórias, que era o que sempre quis fazer... isto é, desenhar realmente. Passei a trabalhar em casa e produzi umas 200 histórias, mais ou menos, até que o Estúdio de Criação foi desativado.
Desenhava todos os personagens. Mas me especializei mesmo no Zé Carioca, dando um toque "a la italiano", já que eu gostava muito do estilo "Carpi e Cavazzano".
Hoje, fora da Editora, diversifiquei minha técnica a fim de atender o mercado e não ficar sem trabalho. Faço livros didáticos, livros infantis, livros religiosos, capas diversas, propagandas, material informativo e o que puder, nos mais diversos estilos.
Ultimamente venho também produzindo histórias Disney (que alegria!!!) diretamente para a Egmont, uma Editora da Dinamarca que distribui para diversos países, através de um amigo que me possibilita esse material."

E assim, só nos resta dizer: longa vida ao Mestre Luiz Podavin!

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Podavin,%20Luiz&&f=1


Luiz Podavin


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Canyon
  • Adicionado por
    Canyon
    em 06/10/2007 14:57:00
    Editado por Emerson_Lima