Vertigo: Além do Limiar


Li Kunwu



País de nascimento: China
1955

Lista de revistas com trabalhos de Li Kunwu
Veja lista detalhada dos trabalhos


Li Kunwu (nascido em 1955) é um cartunista chinês que criou histórias em quadrinhos publicadas na França.

Ele é originário de Kunming, Yunnan, filho de um homem que lutou contra os japoneses na Segunda Guerra Sino-Japonesa e contra o Kuomintang na Guerra Civil Chinesa. Na época do nascimento de Li, ele era secretário do Partido Comunista Chinês (PCC). O pai de Li permaneceu leal ao PCC mesmo depois de ter sido mandado para a reeducação. Jeffrey Mather, da City University of Hong Kong, descreveu o pai de Li como "o principal contribuinte para o desenvolvimento pessoal do artista" e "ao mesmo tempo um herói comunista e um patriarca tirânico".

Li é um artista autodidata e nunca frequentou uma escola de arte. Ele leu um livro sobre como fazer propaganda política e começou a pintar críticas aos proprietários de terras. Li trabalhou como agricultor depois, na década de 1970, de se tornar membro do Exército de Libertação do Povo, e trabalhou para se tornar membro do PCC. Ele usou sua experiência em artes visuais para fazer propaganda oficial para o Partido Comunista, incluindo imagens de Mao Tsé-tung. Ele pintou quadros de fazendeiros para o Departamento de Propaganda e trabalhou para o Yunnan Ribao [zh] (?? ??); ele trabalhou neste último por trinta anos. Li tem um filho que morava em Londres.

Em janeiro de 2014, quatorze de suas obras foram exibidas no Musée Cernuschi em Paris, e cerca de cinquenta de suas obras foram exibidas no Grand Theatre em Angers. Em 2015, a Fundação Michelin estabeleceu uma exposição de suas obras em Clermont, e fez o mesmo no ano seguinte em Xangai.

Ryan Holmberg de Yishu: Journal of Contemporary Chinese Art afirmou que o estilo de Li foi desenvolvido a partir de seus empregos e vida anteriores, com seu trabalho em propaganda, seus desenhos de paisagens e pessoas étnicas para exposições e suas caricaturas de pessoas para jornais dando o estilo de Li " um equilíbrio entre a pintura clássica a tinta ", um estilo de propaganda" bombástico "," uma atenção aos detalhes locais "e" caricaturas ". Holmberg afirmou que o estilo dos quadrinhos de Li e o estilo dos quadrinhos de Matsumoto Taiy são semelhantes.


Li Kunwu


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Lucca Farias Esposito
  • Adicionado por
    Lucca Farias Esposito
    em 09/02/2021 01:02:00