Vertigo: Além do Limiar


Hugo Pratt



País de nascimento: Itália
15 de junho de 1927
20 de agosto de 1995

Lista de revistas com trabalhos de Hugo Pratt
Veja lista detalhada dos trabalhos


A vida do criador de “Corto Maltese” não é menos atribulada e espetacular que a de sua cria. Rolando e Evelina, um casal de Veneza, Itália, estava em Rimini, balneário na Emilia-Romagna, em 15 de julho de 1927, quando nasceu seu filho, Hugo.

Quando criança, Hugo sempre gostou de desenhar. Tanto que, na escola, a professora lhe permitia ilustrar o ditado ao invés de escrevê-lo.

A infância de Pratt em Veneza seria interrompida pelo imperialismo, pelo fascismo e pela guerra. Aos 13 anos, muda-se para a Abissínia, atual Etiópia, onde seu pai serve às forças italianas de ocupação. Com a derrota de seus compatriotas, passaria por campos de concentração e, quando retorna à Europa, deixa para traz amigos, amores e também seu pai, que não sobrevive à empreitada africana.

Durante sua permanência na Abissínia, vivenciou a cultura e tradição locais. Lutou no início dos anos 40 pela independência do país e por isso foi preso e enviado de volta à Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial foi preso pelas tropas de Hitler. Ao fugir dos Nazistas se alistou nas tropas aliadas e atuou como tradutor e produtor de shows para soldados. Ao final do conflito, tentou alistar-se na Legião Estrangeira, mas foi impedido pela mãe.

Com o fim da guerra deu início à sua carreira de quadrinhista em parceria com Mario Faustinelli, Giorgio Bellavitis, Dino Batagglia, Paolo Campani e Faustinelli, o chamado "Grupo de Veneza”. O grupo lançou a magazine “Albo Uragano”, mais tarde renomeada “Asso di Picche”.

Em 1949 mudou-se para a Argentina, onde passaria mais de doze anos. Vive também na Inglaterra, retorna à Argentina, França, Itália. Gira o mundo. Das planícies da América do Norte às fronteiras geladas da União Soviética.

Em suas viagens pelo mundo, Pratt também viveu em São Paulo e lecionou na Escola Panamericana de Arte. Ficou amigo do brasileiro Aldemir Martins em 1957, quando os dois se conheceram em Buenos Aires.

Em 1965 retornou à Itália e logo deu vida a “Corto Maltese” (1967), um marinheiro sem nau, cujas aventuras se passam no começo do século XX, quando o herói viaja pelo mundo.

Na Amazônia viveu com os Xavantes, na Finlândia, com os Lapões. Em 1984, encontra sua última paragem: a Suíça. Falece em 20 de agosto de 1995.

Ajudou a criar personagens como “Sargento Kirk”, “Fort Wheeling”, “Ernie Pike”, entre outros.

Hugo Pratt morreu na Suíça, em 1995.


Fontes —
http://pixelquadrinhos.com.br/autores.php
Revista “Comix Book Shop” n° 22, Ed. Escala
(na foto, Hugo Pratt e seu personagem Corto Maltese)



Relate algum problema encontrado nesse artista