Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Gianni de Luca



País de nascimento: Itália
27 de janeiro de 1927
6 de junho de 1991

Lista de revistas com trabalhos de Gianni de Luca
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista de A Mais Bela História, italiana, uma adaptação do Antigo e Novo Testamentos. De Luca nasceu em Gagliato e mudou-se para Roma para estudar arquitetura; no entanto, ele logo se mudou para os quadrinhos e começou sua carreira como quadrinista em 1946 para a revista Il Vittorioso com a série Anac the Destroyer, seguido em 1947 pelo Da Vinci Wizard, e então O Império do Sol e os Últimos Dias da Terra .

No final dos anos 1950, ele começou a colaborar com a Edizioni Paoline , uma editora católica, e com sua revista semanal Il Giornalino . Em 1957-1959, ele trabalhou em La più grande storia mai raccontata ("A maior história já contada"), uma série de contos baseados na Bíblia, e I dodici in cammino (uma história da Igreja Cristã).

Em 1969 desenhou um faroeste, Bob Jason, e deu início à sua criação mais famosa, Commissario Spada , série protagonizada por um comissário da polícia criminal de Milão , caracterizada por uma atenção incomum (para os quadrinhos italianos) aos detalhes realistas, escrita por Gianluigi Gonano . Para a série De Luca introduziu uma série de inovações gráficas, que ele mais tarde usou também para a versão em quadrinhos de três obras-primas de Shakespeare: Hamlet , A tempestade e Romeu e Julieta , adaptadas por Raoul Traverso. De Luca ganhou o prêmio Yellow Kid para o Commissario Spada em 1971.

Após o fim da série Commissario Spada em 1982, De Luca continuou a trabalhar para Il Giornalino com a versão em quadrinhos de Il giornalino di Gian Burrasca , adaptada por Claudio Nizzi , depois para A Aventura no Orinoco , escrita por Roberto Del Prà. Fez as biografias em quadrinhos de Totò e Marilyn Monroe . Seguiu-se a série de ficção científica Paulus, com histórias de Tommaso Mastandrea, retratando um historiador que vive em uma futura ditadura que, usando uma máquina do tempo, reproduz a vida de São Paulo . Em 1988 ele trabalhou na adaptação de um romance histórico, La freccia nera (A esfinge negra) , seguido por I giorni dell'impero("Os Dias do Império"), ambientado na Roma Imperial e deixado inacabado após a morte de De Luca em Roma em 1991.





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • WCS
  • Adicionado por
    WCS
    em 15/12/2019 16:25:00