Busca avançada
Menu

Fernando Gonsales

3 de fevereiro de 1961

Lista de revistas com trabalhos de Fernando Gonsales
Veja lista detalhada dos trabalhos


O quadrinista paulistano Fernando Gonsales é bastante conhecido por seus desenhos com bichos como tema. Tal preferência vem de longe, pois sua formação acadêmica é como veterinário. Dentre suas personagens mais famosas, encontramos o rato Níquel Náusea (cujo nome é um trocadilho com "Mickey Mouse"), a barata Flíti e o profeta Vostradeis (outro trocadilho, agora com o nome de Nostradamus: se nós "tradamus", vós "tradeis").

Profissionalmente inicia sua carreira na Folha de São Paulo no ano de 1985, em tiras diárias, depois de vencer um concurso do próprio jornal. Além da Folha, onde trabalha até hoje, também tem seus desenhos publicados em outros jornais brasileiros como o Zero Hora de Porto Alegre, o Correio Brasiliense, entre outros. No exterior, publica suas personagens no jornal português Diário de Notícias e na revista mensal inglesa Jungle.

Sua revista em quadrinhos, a "Níquel Náusea", vem sendo publicada desde 1986, por diversas editoras (Press, Circo, VHD) Também foi publicada em edições especiais (pela Bookmarker e mais recentemente pela Devir).

Fora os quadrinhos, conta com passagens como roteirista na TV Globo (para o programa infantil TV Colosso), e na publicidade (para as sandálias Havaianas). Recebeu também prêmios pela sua arte, como o prêmio Ângelo Agostini e o HQ Mix.

Bibliografia consultada:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Gonsales

http://www.devir.com.br/hqs/gonsales.php

Níquel Náusea, No. 1, agosto de 1986.

Foto retirada de:
http://www.devir.pt




Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por Erico Molero