Ernani Diniz Lucas - ‘Nani’



27 de fevereiro de 1951

Lista de revistas com trabalhos de Ernani Diniz Lucas - ‘Nani’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Cartunista, chargista, roteirista e escritor, um dos grandes nomes do humor brasileiro, da geração do lendário O Pasquim, junto de nomes como Jaguar, Henfil e Millôr.

Nasce na cidadezinha mineira de Esmeraldas, onde começa a fazer seus primeiros esboços com 13 anos de idade. Com 20 anos, publica seu primeiro desenho no jornal O Diário Católico. Trabalha até os 22 nesta publicação, idade em que começa a enviar material para O Pasquim, que deu a Nani projeção nacional. Graças ao Pasquim, muda-se para o Rio de Janeiro em 1973.

Com um traço limpo e humor contestador, o artista faz graça de tudo, como ele mesmo diz: "O humorista tem que ser plural. Ele não pode ser um especialista em humor setorizado: de política, de futebol, de piadas feministas etc. Ele atira em todas as direções, sempre na contramão, sabendo que, às vezes, é o melhor caminho".

Participa de grandes publicações do país, como a Playboy, Bundas e Mad. Trafega nas mais diversas mídias, produzindo livros de cartum, livros infantis, peças de teatro, roteiros e vinhetas para a TV. Na TV Globo é roteirista de humor de longa data, tendo seus textos nos programas Balança mas Não Cai, Chico City, Escolinha do Professor Raymundo, Sai de Baixo, Zorra Total, entre outros.

Atualmente escreve a tirinha de jornal Vereda tropical, distribuída em várias publicações. Continua também escrevendo os mais diversos materias, tendo recentemente publicado A Santa no Poleiro: Novela e contos, pela editora Zit, e o livro infantil Desextinção (Editora Thex), em parceria com o ilustrador Helio Bueno.

Por Erico Molero.

Bibliografia:

- http://www.travessa.com.br

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Nani_(desenhista)

- http://virguladois.blogspot.com/2007/11/
nani-e-vereda-tropical.html

- http://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=8032

- Entrevista de Nani concedida a Antony Devalle e Maria Aparecida Costa. In http://www.cte.uerj.br/download/nani.pdf

- http://www.thexeditora.com.br/pia/
livros/desextincao.html


Ernani Diniz Lucas - ‘Nani’


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 08/05/2008 06:37:00
    Editado por Erico Molero