Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Eduardo Barbosa



País de nascimento: Brasil
1914
7 de julho de 2006

Lista de revistas com trabalhos de Eduardo Barbosa
Veja lista detalhada dos trabalhos


Durante muitos anos, na infância e adolescência, Barbosa morou no Rio de Janeiro e fez muitos amigos. O batismo de quadrinhos foi com “O Tico Tico”. De leitor, passou a desenhista no “Suplemento Juvenil”, de Adolfo Aizen, em 1938. O segundo batismo foi com Alex Raymond (autor de “Flash Gordon”, “Jim das Selvas” e “Nick Holmes”), seu grande ídolo.

Fez quase toda a “Série Sagrada” e “As Grandes Figuras”, da Ebal; os “Clássicos Ilustrados”, “Cavaleiro Negro”, “Reizinho”, “Fantasma”, da Rio Gráfica; “Fuzarca e Torresmo” para a La Selva; “Tio Patinhas” para a Abril, entre outras.

Em 1958, escreveu um livro sobre Lampião (“Lampião, Rei do Cangaço”) e que serviu de base para um filme de Carlos Coimbra (pela Cinedite). Publicou também no “Gazetas de Notícias” do Rio, em folhetim, o romance “Judas Tadeu”, além de escrever colunas de artes plásticas, participar de coletivas, fazer xilogravuras, reformar graficamente diversos jornais.

Também fazia quadrinhos eróticos clandestinos, os chamados catecismos, chegou até mesmo dizer que era Carlos Zéfiro, mas tarde descoberto como sendo Alcides Caminha.


Eduardo Barbosa


Relate algum problema encontrado nesse artista