Festival Guia dos Quadrinhos 2019 - 10 Anos


Carlos Henrique Iotti



27 de fevereiro de 1964

Lista de revistas com trabalhos de Carlos Henrique Iotti
Veja lista detalhada dos trabalhos


Carlos Henrique Iotti é natural da cidade de Caxias do Sul, nascido no dia 27 de Fevereiro de 1964. Aos 14 anos ele descobriu que o desenho poderia ser uma profissão como qualquer outra. A partir daí começou a batalhar o seu espaço dentro de um campo não muito valorizado na Comunicação. Iotti costuma dizer que " todos são desenhistas, mas a maioria, depois de uma certa idade, fica séria, adulta e pára de desenhar. Apenas 1%, os mais loucos, continuam."
É formado em Jornalismo pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e foi na faculdade que criou seu primeiro personagem: o guerrilheiro trapalhão Ernesto Che da Silva (era uma sátira ao movimento estudantil da época). De lá para cá foram muitos personagens de destaque como "Frederico e Fellini" - que conta a história de amor e ódio entre um menino e seu gato, "Deus e o Diabo" - uma dupla de criação de agência publicitária, "Adão Hussein" - um gaúcho típico das bandas de Vacaria, além do Radicci e sua família (Genoveva, Guilhermino, Nôno, Tia Carmela,...).

Radicci é a criação que tornou Iotti conhecido e também o que dá mais trabalho atualmente (Iotti faz tiras e charges diárias para jornais Pioneiro e Zero Hora). Também publica no Diário Catarinense, O Jornal do Povo/ PR, O Estado do Paraná e apresenta um quadro televisino para todo RS no Jornal do Almoço, da RBS TV. Há ainda os projetos de livros, produtos com a marca do Radicci, assim como a manutenção do site do personagem e do seu site de pesca, outra paixão do desenhista.

Quando resta tempo ao cartunista, ele se dedica à família (tem dois filhos, Rafael e Camila) e aos seus grandes prazeres: pescar, correr em maratonas e degustar um bom vinho.

Fonte:
http://www.festivalsabbis.com.br/
index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=44


Carlos Henrique Iotti

Personagens criados por Carlos Henrique Iotti (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 27/11/2007 04:01:00