Vertigo: Além do Limiar


Carlos Chagas



País de nascimento: Brasil

Lista de revistas com trabalhos de Carlos Chagas
Veja lista detalhada dos trabalhos


Discípulo de Benício, é um dos maiores capistas brasileiros, além de excelente ilustrador e quadrinhista. Como bem notou Otacílio D'Assunção (o Ota), Carlos Chagas é “um ilustrador de mão cheia, que tanto era bom em capas à lá Norman Mingo como ilustrações internas à lá Mort Drucker”.

“Profissionalmente, a primeira coisa que fiz foi ilustrar matérias para o jornal ‘O Globo’”, contou certa vez (ver entrevista de Chagas para a revista “Como Fazer Passo a Passo” 16). “Daí eu passei a fazer umas capas para a Ebal. Isso foi no início dos anos 70, quando eu era estudante, estava noivo e precisava arrumar dinheiro para comprar aliança, essas coisas”.

Naquela época, Chagas chegou a trabalhar para a LTB, uma agência de publicidade ligada a Companhia Telefônica do Rio. Lá, conheceu o desenhista Claudio Almeida, com quem faria parceria nos anos seguintes. Em meados dos anos 70, Chagas, Almeida e o desenhista Roberto Azevedo já faziam seus trabalhos através do Estúdio CRC do Rio. Foi naquele estúdio que o trio criou o primeiro número de uma nova revista de humor (a primeira experiência profissional de Chagas com quadrinhos). Porém, eles não ficaram muito tempo ligados a ela. Isso porque eles abandonaram o projeto para se concentrar numa revista parecida, a “Crazy”, para a Bloch Editores do Rio (mais tarde, a primeira revista, já batizada de “Klik”, foi continuada por uma equipe paulistana encabeçada por Chico Osório, Negreiros, Claudio, Munhoz, Farias e Paulo Paiva).

Quando faziam “Crazy” na Bloch, “a editora Abril entrou numas de fazer a revista ‘Pancada’”, relembrou Chagas. “E mais uma vez compraram o nosso passe e chegamos até a assinar um contrato de exclusividade. Depois de algum tempo, a ‘Mad’ chamou a gente” (ver “Como Fazer Passo a Passo” 16). A revista “Mad” não era uma estranha para Chagas. Ele já a conhecia desde os anos 60. “Tinha um amigo [José Alberto, falecido roteirista da ‘Mad’] que colecionava as edições americanas e me emprestava”, relembrou em uma entrevista publicada em 2003. “Eu tentava copiar o estilo, a essência e o tipo de humor que fazia da ‘Mad’ algo diferente . Foi isso que me permitiu uma adaptação fácil quando entrei para o time brasileiro [em 1977, pela editora Vecchi]”.


Carlos Chagas


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  • Antonio Pontes Junior
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    Antonio Pontes Junior
    em 28/04/2008 20:47:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro