Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(6)
A
(1199)
B
(1739)
C
(1787)
D
(1174)
E
(379)
F
(1035)
G
(1189)
H
(830)
I
(196)
J
(425)
K
(730)
L
(1151)
M
(2195)
N
(505)
O
(408)
P
(1213)
Q
(76)
R
(1190)
S
(2117)
T
(802)
U
(76)
V
(515)
W
(594)
X
(18)
Y
(181)
Z
(177)
Ana Paula Maia
★
dezembro de 1977
Lista de revistas com trabalhos de Ana Paula Maia
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Texto
2
É uma escritora brasileira.
Na adolescência, estudou teatro na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) e teve uma banda de punk rock, cujo tempo era dividido com a escola. Aos 18 anos abandonou o estilo de vida adolescente, a banda, tornou-se Protestante e entrou para a faculdade de Ciência da Computação. Escreveu o roteiro do curta-metragem O entregador de pizza (2001), que foi filmado, mas nunca finalizado. O projeto do curta-metragem nasceu quando já fazia sua segunda faculdade, Comunicação Social. Foi co-autora (com Mauro Santa Cecília e Ricardo Petraglia) do monólogo teatral O rei dos escombros, montado em 2003 por Moacyr Chaves. Seu primeiro romance, O habitante das falhas subterrâneas, foi publicado em 2003. Esses foram seus primeiros passos, e após a publicação do primeiro romance, segue dedicando-se, na maior parte do tempo, a literatura.
É autora da trilogia A saga dos brutos, iniciada com as novelas Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros (publicadas em volume único) e concluída com o romance Carvão animal.
Influenciada por Dostoievsky, pelo cinema de Quentin Tarantino, irmãos Cohen e Sergio Leone; e por leituras de obras filosóficas como os diálogos de Platão, Schopenhauer e textos teatrais de Nelson Rodrigues (principalmente no período em que estudou na CAL - Casa de Artes de Laranjeiras - por um período de seis meses) Os personagens de Ana Paula Maia carregam em si uma essência de maldade e fraternidade elevados em potência máxima ao longo de suas narrativas. O belo e o imperfeito ganham novas dimensões em sua literatura.
Os personagens que permeiam o universo literário da autora são extraídos da realidade, porém, recebem uma roupagem e tratamentos que torna o cotidiano muitas vezes ignorado, com seus protagonistas invisíveis para a maioria das pessoas, em espetáculo do estranhamento. A literatura brasileira contemporânea não atentava para o homem comum, representativo em toda parte, o homem comum, trabalhador que é marginalizado, não por ser bandido, mas por exercer certas tarefas que o tornam inferior. A relação do homem com o trabalho, a moldagem do caráter pelas atividades diárias e a inferiorização do homem pelo trabalho que exerce são pontos importantes do universo da autora.
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Cristiano Carneiro
em 06/12/2013 09:10:00
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*