Ofertas na Amazon!


Al Williamson



País de nascimento: Colômbia
21 de março de 1931
12 de junho de 2010

Lista de revistas com trabalhos de Al Williamson
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido em Bogotá, Colômbia. Seu pai era dono de uma plantação de café. Al Williamson foi para os Estados Unidos em 1943, aos 12 anos, onde estudou desenho. Foi aluno de Burne Hogarth e estreiou profissionalmente em 1948, na revista “Heroic”, da Eastern Color.

Mas seu trabalho mais pessoal foi “Agente Secreto Corrigan” (ex-“X-9”). O curioso é que o artista, ao iniciar a série (em 1967), seguiu o antigo modelo que Alex Raymond criara para o agente X-9 (ou Phil Corrigan), mas com o tempo operou mudanças nos traços fisionômicos do herói (e até mesmo no vestuário). É que o próprio Al Williamson estava servindo de modelo para o agente Phil Corrigan. Mas muitos aspectos da série não puderam ser alterados. Phil Corrigan continuou sendo um agente do FBI, casado com Wilda, mas sua filha foi inteiramente removida. O King Features, querendo dar um toque mais moderno às tiras, mudou o seu título para “Agente Secreto Corrigan”. Williamson e Archie Goodwin (o roteirista) nunca gostaram do novo título, mas ele foi imposto pelo distribuidor.

Embora o desenhista tivesse se dedicado de corpo e alma às tiras diárias do “Agente Secreto Corrigan”, acabou se cansando delas, deixando-as em fevereiro de 1980. Um ano depois, Williamson voltaria assinar uma nova tira para jornal – “Star Wars” (Guerra nas Estrelas), que era feita por Russ Manning, mas este a deixara por causa de sua doença.

As tiras diárias (em preto-e-branco) do “Corrigan” de Williamson também foram publicadas em jornais brasileiros, como “O Globo” (nos anos 70).

(Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio”)


Al Williamson

Personagens criados por Al Williamson (7)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Canyon
  • Adicionado por
    Canyon
    em 13/04/2007 14:23:00