Vertigo: Além do Limiar


Espadachim



Nome: Jacques Duquesne
Nome original: Swordsman
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Don Heck, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Espadachim

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Avengers, The (1963)  n° 19 - Marvel Comics
  • Brasil
    Homem de Ferro e Capitão América (Capitão Z)  n° 15 - Ebal
Jacques Duquesne cresceu na nação de Sin-Cong, no sul da Ásia, que estava sob o domínio francês. Ao contrário de sua família, Duquesne não nutria nenhum preconceito contra os nativos de Sin-Cong e, após auxiliar a população, foi convidado para integrar uma rebelião contra os franceses.

Utilizando uma máscara, um uniforme e o codinome de Espadachim, ajudou a libertar aquela nação. O líder da rebelião, porém, acabou matando seu pai. Desiludido, Duquesne partiu de Sin-Cong em busca de aventura. Nada mais se sabe sobre o Espadachim, mas, em certo período, ele se juntou a um circo e tornou sua esgrima uma das atrações. Duquesne, no entanto, se entregou a embriaguez e tornou-se um fanfarrão em busca de encrencas.

Por volta de trinta anos, conheceu o jovem Clint Barton e lhe ensinou uso de arco e flecha, enquanto o jovem também aprendia a arte do arco e flecha e se tornava um grande talento como arqueiro. Clint descobriu que Duquesne estava roubando dinheiro do circo para pagar uma dívida de jogo. Ao tentar capturá-lo, Clint acabou sendo atingido e espancado. Antes que Duquesne matasse o garoto, seu tutor de arco e flecha o salvou. Duquesne então fugiu e utilizou suas habilidades para se tornar um vilão.

Anos depois, o Espadachim tentou se unir aos Vingadores (quando um dos membros era justamente Clint Barton, que então atendia pelo codinome de Gavião Arqueiro) afim de se beneficiar das imunidades do grupo. Sua entrada no grupo foi impedida, em grande parte devido aos protestos do Gavião Arqueiro e pelo fato de que ele era um criminoso procurado, chegando a ameaçar a vida do Capitão América, após capturá-lo (tentativa que foi impedida pelo demais integrantes).

Trilhando o caminho dos fora-da-lei, o Espadachim começou a atuar como mercenário, oferecendo seus serviços a quem pagasse melhor. No entanto, o Espadachim tentou se redimir e foi aceito nos Vingadores posteriormente. Infiltrou-se como um agente do vilão Mandarim, que transmitiu uma falsa imagem do Homem de Ferro, recomendando Duquesne como integrante. O Mandarim também equipou a espada de Duquesne com poderes extras (como disparar raios e fogo). Alertou-o que, caso decidisse utilizar esses novos poderes contra ele, esses mesmos poderes poderiam se virar contra o Espadachim.

Logo depois de entrar para os Vingadores, o Espadachim revelou suas verdadeiras intenções e traiu a equipe, plantando uma bomba sobre os painéis de controle, que poderia ser ativada por controle remoto (pelo Mandarim). Sentindo-se arrependido em trair o grupo que tão bem o acolheu (e devido a se apaixonar pela Feiticeira Escarlate), voltou-se contra o Mandarim para salvar os Vingadores. Apesar de seu ato heroico, o Espadachim deixou os Vingadores e fugiu sabendo que poderia sofrer a ira do mandarim. Foi para o Vietnã, onde permaneceu por muito tempo trabalhando para criminosos.

Sua arma é uma espada elétrica capaz de emitir raios.


Relate algum problema encontrado nesse personagem