Vertigo: Além do Limiar


Zatara



Nome: Giovanni "John" Zatara
Nome original: Zatara
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Fred Guardineer - ‘Gene Baxter’

Lista de revistas com participação de Zatara

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Action Comics (1938)  n° 1 - DC Comics
Herói mágico, na linha de “Mandrake”. Zatara apareceu pela primeira vez em 1938, no gibi “Action Comics” 1 (o mesmo número de estréia do “Superman”), com data de junho.

Descendente dos “homo magi”, Zatara também possui genuínos poderes mágicos manifestados quando as palavras forem pronunciadas de trás para frente. Foi explicado aos leitores que sua paixão pela mágica começou bem cedo, quando ganhou um kit dessa arte de seu tio, um ilusionista profissional. Embora o aprendizado tenha se iniciado na infância, suas apresentações profissionais se deram mais tarde.

Tempos depois, o rapaz passou a estudar os velhos diários de seu ancestral, Leonardo Da Vinci –– que havia os escrevera de trás para frente. Enquanto os lia, descobriu que sua família possuía o controle da magia, quando, inadvertidamente, deu um comando a um manequim para suspender o braço. Assim, o jovem descobriu como controlar seus poderes. Com este conhecimento, ele passou a produzir shows bem-sucedidos. Durante uma apresentação, um incêndio fez com que usasse seus comandos mágicos. Enquanto a platéia pensou fazer parte do show, Zatara percebeu que poderia utilizar seus poderes para ajudar a humanidade.

Assim, Zatara, sua filha Zatanna, John Constantine e Sargon, o Feiticeiro, entre outros heróis da editora DC, uniram-se para lutar contra forças ocultas.

Zatara gozou de certa popularidade no Brasil dos anos 40, quando era publicado no “Suplemento Juvenil” e no “Lobinho”, com o nome de Karzoni. Porém, com o fim da Guerra, começou a perder popularidade, sendo cancelado nos Estados Unidos em 1951.

Porém, em 1964, quando os gibis de super-heróis retornavam com novas roupagens, a DC veio com “Zatanna”, a filha de Zatara.


www.toonopedia.com/zatara.htm


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • anrnasc
  • Adicionado por
    anrnasc
    em 04/06/2007 07:22:00