Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Tom Strange (Doutor)



Nome: Thomas Strange
Nome original: Tom Strange (Doc Strange)
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Alexander Kostuk, Richard E. Hughes

Lista de revistas com participação de Tom Strange (Doutor)

Esse herói da Era de Ouro dos quadrinhos apareceu pela primeira vez no gibi “Thrilling Comics” n° 1, em 1940. Era publicado pela editora americana Better Publications (também chamada de Nedor Comics). Na trama, ele era um brilhante cientista que desenvolveu um soro. Ao ingerí-lo, ganhou a capacidade de voar, super-força e invulnerabilidade e, claro, as usou para combater o crime. Como a maioria dos super-heróis dos anos 40, desapareceu no final da década.

O curioso é que, em suas primeiras aparições, esse herói era chamado de “Doc Strange”. Mas quando o roteirista Alan Moore e o desenhista Chris Sprouse o trouxeram de volta (aproveitando que o herói se tornou de domínio público), em 2001, mudaram seu nome para “Tom Strange” — provavelmente para os novos leitores não confundi-lo com outro herói de nome parecido, o “Dr. Strange” (“Dr. Estranho”) da editora Marvel. E seu nome civil — Thomas Hugo Strange — também foi omitido por ser parecido demais com o do Dr. Hugo Strange (um dos supervilões de “Batman”).

Na nova roupagem de Moore e Sprouse, Tom Strange (ou, às vezes, “Doc”) é a contraparte de um outro herói, Tom Strong (das HQs de mesmo nome, criadas por aquela dupla de quadrinhistas), em outro planeta.

Ainda de acordo com essa versão recente, Tom Strange vive num mundo que é uma cópia quase idêntica ao nosso — a Terra Obscura — onde os eventos históricos que conhecemos se repetiram através de uma “coincidência matemática”. Só que com algumas diferenças: Strange tem o sobrenome diferente, por exemplo, além de possuir alguns superpoderes, ao contrário de Strong. Tinha também um jovem parceiro, Mike.

No Brasil, “Doc Strange” (a versão dos anos 40), foi publicada nas editoras La Selva e Garimar. Ambas mantiveram o nome original americano (“Doc Strange”). Em 2011, a Devir resolveu chamá-lo apenas de “Doutor” (na série “Projeto Superpowers”). Para quem perdeu as contas, o personagem teve três nomes no Brasil: “Doc Strange”, “Tom Strange” e “Doutor”. Agradecimentos aos nossos bagunceiros tradutores e editores.

- Antônio Luiz Ribeiro

Tom Strange (Doutor)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • anrnasc
  • Adicionado por
    anrnasc
    em 06/04/2007 04:37:00