Ofertas na Amazon!


Aurora



Nome: Teena
Nome original: Teena
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Hilda Terry

Lista de revistas com participação de Aurora

Personagem cômica de uma série de cartuns e quadrinhos para jornais, Teena é uma típica adolescente desajeitada que vive suas desventuras amorosas ao lado das amigas. Foi publicada entre 1944 e 1966, distribuída pelo King Features.

A personagem teve origem a partir de um cartum dominical chamado “It's a girl's life”, publicado nos jornais desde 7 de dezembro de 1941 e desenhado por Hilda Terry. O formato consistia de seis painéis sobre as reações de garotas adolescentes — em especial duas chamadas Henny e Penny — em relação à Guerra. Dois anos depois, em 1943, Harry Haenigsen lançou uma historieta parecida, intitulada “Penny”. Em resposta, Terry largou suas personagens e começou uma nova historieta, num formato mais tradicional, publicada aos domingos. A nova personagem continuava sendo uma adolescente, mas com outro nome. “Tina” seria o nome da nova personagem, mas como a palavra “teenager” (adolescente, em inglês) estava em voga, virou “Teena”.

“Teena” estreiou em 1 de julho de 1944. Mais tarde, a historieta foi enriquecida com a chegada de uma nova personagem, Gwendolyn, a irmã mais novinha de Teena. Outra figura recorrente era a prima Kate, rival da protagonista. No Brasil, as dominicais de “Teena” foram publicadas, parcialmente, no jornal “O Carioca” (em seu suplemento “O Carioquinha”), nos anos 50, com o nome de “Léia e Teresinha” (Teresinha era o nome em português de sua melhor amiga, Pipsy).





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 21/04/2014 21:04:00