Ofertas na Amazon!


Shang Chi - Mestre do Kung Fu



Nome: Shang Chi
Nome original: Shang-Chi, Master of Kung Fu
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jim Starlin, Steve Englehart - ‘John Harkness’

Lista de revistas com participação de Shang Chi - Mestre do Kung Fu

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Special Marvel Edition (1971)  n° 15 - Marvel Comics
  • Brasil
    Kung Fu  n° 1 - Ebal
Criado em 1973, “Mestre do Kung Fu” foi um gibi lançado pela editora Marvel para capitalizar o sucesso da série de TV “Kung Fu” (1972–75), com David Carradine, e os filmes de artes marciais orientais estrelados por Bruce Lee.

O personagem principal da HQ era Shang Chi, filho do lendário Fu Manchu (personagem criado por Sax Rohmer), que fora treinado sob a supervisão do pai para ser uma arma viva , quase “um exército de um homem só” (não ficava claro nas histórias se Shang Chi era geneticamente engendrado ou não). Mas o jovem descobre as intenções malígnas do mandarim chinês e passa a combatê-lo, aliando-se a outros personagens de Rohmer: Sir Dennis Nayland Smith, Dr. Petrie, Black Jack Tarr e outros agentes do MI-6.

Stan Lee costuma dizer que o personagem foi idéia de Roy Thomas, mas isso não é verdade. Conforme o próprio Thomas revelou, no número 7 da revista “Comic Book Artist” (ano 2000, pág. 22), ele praticamente não teve participação na concepção do herói, dando todo o crédito à dupla Jim Starlin e Steve Englehart.

“Mestre do Kung Fu” fez sua estréia na revista “Special Marvel Edition” 15, com data de dezembro de 1973. O herói logo fez sucesso e, partir do número 17 (abril 1974), o gibi teve seu nome mudado para “Master of Kung Fu”. Um dos desenhistas, Alan Weiss, revelou que, na época, ele, Englehart e Starlin bolavam essas HQs na base do ácido e outras substância lisérgicas.

Quando Starlin e Englehart deixaram o título, ainda nos anos 70, foram substituídos por Doug Moench & Paul Gulacy (com seus desenhos em estilo foto-realista), que transformaram as histórias em verdadeiros épicos, afastando-as da influência da série de TV e aproximando-as dos filmes de Bruce Lee e James Bond.

Parte de seus passado é mostrado em Avengers World (2014) n° 3/2014.

Em Avengers (2013) n° 38, é mostrado como ao visitar um local da bomba de criação de Ex-Nihilo, Shangi-Chi ganhou o poder da replicação, virando um exército de um homem só


- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem