Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Shang-Chi - Mestre do Kung Fu



Nome: Shang Chi
Nome original: Shang-Chi, Master of Kung Fu
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jim Starlin, Steve Englehart - ‘John Harkness’

Lista de revistas com participação de Shang-Chi - Mestre do Kung Fu

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Special Marvel Edition (1971)  n° 15 - Marvel Comics
  • Brasil
    Kung Fu  n° 1 - Ebal
Criado em 1973, “Mestre do Kung Fu” foi um gibi lançado pela editora Marvel para capitalizar o sucesso da série de TV “Kung Fu” (1972–75), com David Carradine, e os filmes de artes marciais orientais estrelados por Bruce Lee.

O personagem principal da HQ era Shang Chi, filho do lendário Fu Manchu (personagem criado por Sax Rohmer), que fora treinado sob a supervisão do pai para ser uma arma viva , quase “um exército de um homem só” (não ficava claro nas histórias se Shang Chi era geneticamente engendrado ou não). Mas o jovem descobre as intenções malignas do vilão chinês e passa a combatê-lo, aliando-se a outros personagens de Rohmer: Sir Dennis Nayland Smith, Dr. Petrie, Black Jack Tarr e outros agentes do MI-6.

Stan Lee costuma dizer que o personagem foi ideia de Roy Thomas, mas isso não é verdade. Conforme o próprio Thomas revelou, no número 7 da revista “Comic Book Artist” (ano 2000, pág. 22), ele praticamente não teve participação na concepção do herói, dando todo o crédito à dupla Jim Starlin e Steve Englehart.

“Mestre do Kung Fu” fez sua estréia na revista “Special Marvel Edition” 15, com data de dezembro de 1973. O herói logo fez sucesso e, partir do número 17 (abril 1974), o gibi teve seu nome mudado para “Master of Kung Fu”. Um dos desenhistas, Alan Weiss, revelou que, na época, ele, Englehart e Starlin bolavam essas HQs na base do ácido e outras substância lisérgicas.

Quando Starlin e Englehart deixaram o título, ainda nos anos 70, foram substituídos por Doug Moench & Paul Gulacy (com seus desenhos em estilo foto-realista), que transformaram as histórias em verdadeiros épicos, afastando-as da influência da série de TV e aproximando-as dos filmes de Bruce Lee e James Bond.

Em Avengers (2013) n° 38, é mostrado como ao visitar um local da bomba de criação de Ex-Nihilo, Shangi-Chi ganhou o poder da replicação, virando um exército de um homem só.

Após a perda licença, a Marvel deixou de usar os nomes de seu pai, Fu Manchu, sua irmã Fah Lo Suee e a organização Si-Fan, Fu Manchu foi chamado de Han (mesmo nome do vilão de Operação Dragão), Wang Yu-Seng, Conde de Saint Germain, Fantasma, até que em Secret Avengers (2010), escrita por Ed Brubaker, foi revelado que nome era Zheng Zu, posteriormente, sua irmã foi chamada de Zheng Bao Yu.

Na minissérie Shang-Chi (2020), escrita por Gene Luen Yang, foi revelado que durante a Dinastia Qing, Zheng Zu e o irmão Zheng Yi criaram a Sociedade das Cinco Armas para defender a China, após a morte de Yi, Zheng Zu mudou a Sociedade para organização maléfica, usando apelidos como Ordem Celestial de Si-Fan, Ordem do Amanhecer Dourado e Ordem de Hai-Dai.



- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem