Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Mulher-Gavião I



Nome: Shiera Sanders-Hall
Nome original: Hawkgirl/Hawkwoman
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Dennis Neville, Gardner Fox

Lista de revistas com participação de Mulher-Gavião I

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Flash Comics (1940)  n° 1 - DC Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 1 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
Nem sempre a Mulher-Gavião foi a popular super-heroína que conhecemos. Quando ela surgiu pela primeira vez, na revista "Flash Comics" 1 (com data de jan. de 1940 na capa), ela era apenas uma mulher comum, Shiera Sanders (ou Saunders) e Sara Sanders no Brasil, a namorada do super-herói da HQ em questão, o Gavião Negro.

Ela só se tornou Mulher-Gavião em 1941, nas páginas de "All Star Comics" 5, com data de junho-julho (era bimestral). Na trama, ela se disfarçara de Gavião Negro para enganar alguns criminosos daquele episódio. Mas, com o fim da missão, ao invés de aposentar as asas, ela continuou as usando em episódios posteriores, adotando finalmente o nome de "Mulher-Gavião".

As aventuras de Gavião Negro e sua amada duraram até 1949, quando foram canceladas, principalmente por falta de interesse do público do pós-Guerra.

Doze anos depois, com os super-heróis voltando à moda (a chamada "Era de Prata" dos gibis) a editora DC os trouxe de volta, desta vez na revista "Brave and the Bold" 34.

Na nova versão, ela era a policial alienígena Shayera Hol (foneticamente idêntico a "Shiera Hall"), que chegou ao nosso mundo para caçar um criminoso foragido, ao lado do marido, Gavião Negro. Adotando o nome de "Shiera Hall", ela passou a trabalhar disfarçada em nosso planeta como curadora de museu. Ao contrário de sua antecessora, esta nova defensora da Lei não atuava no grupo de heróis da Sociedade da Justiça, e sim na nova Liga da Justiça (que reunia Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc.).

Nessa nova versão, a heroína alada também era chamada de "Hawkgirl" (Moça-Gavião). Mas, a partir de 1981, a DC decidiu rebatizá-la de "Hawkwoman" (Mulher-Gavião).

Era o início de uma grande confusão. Para aumentar o problema, a DC fez uma outra mudança durante sua "Crise nas Infinitas Terras" (1985): ficou determinado que a personagem dos anos 40 e a presente habitariam o mesmo universo, sendo que Shiera Sanders ("Hawkgirl") atuou na Era de Ouro e Shiera Hall ("Hawkwoman") nos dias de hoje. E Shiera Sanders também começou a ser chamada de "Shiera Hall".

Quando os leitores já estavam se acostumando com as duas personagens de mesmo nome e visual convivendo na mesma continuidade temporal, eis que, em 1989, a editora faz mais uma mudança, desta vez baseada na continuidade da série "Hawkworld", que fizera sucesso na época e contradizia tudo que foi mostrado antes: na base do acredite se quiser, ficou estabelecido que a Hawkgirl (ou Hawkwoman, se preferirem) que aparecera até então como membro da equipe da Liga da Justiça não era Shiera Hall, mas sim Shiera Sanders (dos anos 40) tomando seu lugar.

Porém, como isso era possível se Shiera Sanders naquela época estava presa no limbo visto no especial "Os Últimos Dias da Sociedade da Justiça" (1986)? De novo, a DC recorreu ao seu "acredite se quiser" para explicar mais um erro de continuidade: aquela heroína que aparecera na "Liga" era na verdade uma terceira Mulher-Gavião, Sharon Parker. A atual (vinda do "reboot" de "Hawkworld"), passou a ser chamada de Shayera Thal, ao invés de Shiera Hall. Ficou estabelecido também que a "nova" heroína sempre se chamou "Hawkwoman", nunca adotando o nome ("Hawkgirl").

Quanto à primeira versão, dos anos 40 (Shiera Sanders), estabeleceu-se que ela e seus colegas da "Sociedade da Justiça" conseguiram se libertar do tal limbo onde estavam aprisionados, mas foi morta durante a minissérie "Zero Hora" (1994).

- Antônio Luiz Ribeiro

Notas e fontes —
www.dcindexes.com/database/character-details.php?storycharid=34


Relate algum problema encontrado nesse personagem