Vertigo: Além do Limiar


Laura Jane



Nome: Laura Jane
Nome original: Mary Jane
Licenciador: Warner Bros.
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Chase Craig

Lista de revistas com participação de Laura Jane

Laura Jane é aquela doce menina que vivia aventuras com o camundongo Tiquinho.

Originalmente, as histórias em quadrinhos da dupla se chamava “Mary Jane & Sniffles” (“Laura Jane e Tiquinho”, no Brasil).

Tanto Tiquinho quanto Laura foram criados por Chase Craig em 1941, exclusivamente para os gibis da Dell Comics.

Chase Craig vinha dos estúdios de animação da Warner, onde fazia os desenhos de Pernalonga, Gaguinho e Hortelino.

As tiras de “Mary Jane & Sniffles” foram seus primeiros trabalhos para os quadrinhos.

A ideia do ratinho vinha de diversas modificações de protótipos utilizados em animações da Disney e Mary Jane (nome original de Laura) teve seu nome tirado da então noiva de Chase, Mary Jane Green com quem se casou em 1943.

Laura Jane é uma menina "normal" e sonhadora que descobre um ratinho no seu quarto, Tiquinho, com o qual brinca e se comunica, apesar da diferença de tamanhos.

De posse de um punhado de areia mágica, dedinhos cruzados ao pronunciar certas palavras mágicas... pronto! Ela adquire o poder de ficar instantaneamente pequenininha como seu amiguinho camundongo Tiquinho.

Essa é a clássica versão em português das palavrinhas mágicas utilizadas pela Laura para se tornar pequenina: "Areia da grossa / areia da fina / areia me faça / ficar pequenina".

Laura é uma evolução de vários personagens de características semelhantes que foram usadas nos cartoons da Warner Bros Pictures ( curtas de animação), Merrie Melodies, entre 1934 e 1969.

Tiquinho, antes de encontrar Laura, já vinha aparecendo em desenhos da Disney, como protótipo de vários ratinhos de características semelhantes na onda do sucesso de Mickey Mouse - década de 30-40.

No Brasil, as histórias de Laura Jane e Tiquinho, tiveram sua estreia em fevereiro de 1949 na revista Mindinho número 1 da Ebal.

Desde então suas histórias são publicadas nas revistas do Pernalonga por todas as editoras que tiveram seus direitos por aqui.

- Sidnei Dias

Fontes -
https://en.wikipedia.org/wiki/Chase_Craig
http://neilatavaresgeleiageral.blogspot.com/2011/09/laura-jane-e-tiquinho-eram-mary-jane-e.html



Laura Jane



Relate algum problema encontrado nesse personagem