Ofertas na Amazon!


Jane Pouca Roupa



Nome original: Jane
Licenciador: Daily Mirror
País de origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Criado por: Norman Pett

Os quadrinhos, como são publicados nos jornais, em tiras diárias, são chamados pelos povos de língua inglesa de “daily strips” (tiras diárias). “Jane”, criada e desenhada pelo inglês Norman Pett exclusivamente para o jornal “The Daily Mirror”, em 1932, foi a primeira heroína genuinamente “sexy” dos quadrinhos. E também a primeira real “strip” (jogo de palavras, já que em inglês “strip” significa igualmente despir-se). Jane, loira e bonita, vivia desnudando-se em suas aventuras diárias. Tudo contribuía para que isso acontecesse, para a alegria dos leitores. A tira estreiou em 5 de dezembro de 1932 e, por muito tempo, “Jane” foi uma das mais populares HQs da Inglaterra. Ela ficou conhecida no Brasil como “Jane Pouca Roupa”. A protagonista teria sido calcada na própria mulher de Pett.

A atriz do “music-hall” britânico, Christabel Leighton-Porter, acabou intérprete de um filme com a personagem, “The adventures of Jane” (1949).

A última tira de “Jane” foi publicada em 10 de outubro de 1959, desenhada por Mike Hubbard, com a heroína e seu amado, Georgie, ficando juntos e rumando de barco romanticamente em direção ao por do sol.

Uma cusiosidade: quando terminou a história de “Jane”, o desenhista Albert Mazure foi responsável por uma série chamada “Jane, daughter of Jane”, sobre a filha da heroína.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 04/12/2009 18:24:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro