Vertigo: Além do Limiar


Gwen Stacy



Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Stan Lee, Steve Ditko

Lista de revistas com participação de Gwen Stacy

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Amazing Spider-Man, The (1963)  n° 31 - Marvel Comics
  • Brasil
    Homem-Aranha, O  n° 20 - Ebal
Gwendolyn Maxine Stacy foi uma namorada de Peter Parker. Foi morta pelo Duende Verde em The Amazing Spider-Man #121 (junho de 1973). Ela foi a segunda namorada e primeiro grande amor de Peter, antes do casamento dele com Mary Jane Watson, sua terceira namorada.

Gwen Stacy foi retratada primeiramente como a garota mais bonita da universidade, uma jovem imatura e bastante confusa com seus sentimentos para com relação ao jovem Peter Parker. Ela sempre buscou todos os motivos para odiá-lo e sempre procurava implicar com ele, mas essa atitude escondia um forte sentimento que a jovem sentia pelo rapaz. Sem ela saber ele sentia o mesmo, mas afastava esses pensamentos por pensar que alguém tão diferente dele seria inalcançável. Ela, a mais bela e popular, e ele, só um nerd antissocial. Quando Peter se tornou amigo de Harry Osborn e passou a conviver no seu círculo de amigos, ele se aproximou de Gwen e a atração entre os dois foi ficando cada vez maior.

Um Peter Parker mais amadurecido olhou Gwen com outros olhos, como se a visse primeira vez. Foram ficando cada vez amigos e descobriram que tinham grandes afinidades. Um dos momentos mais marcantes foi quando Peter deu uma carona para ela na garupa de sua moto.

Porém sempre acontecia algo que fazia com que Peter desviasse a atenção de Gwen para outro assunto, geralmente envolvendo sua atribulada vida como super-herói. Gwen, por sua vez, como uma jovem da sua idade, não ficava sofrendo por isso. Nunca deixou de sair com seus amigos e se divertir, mas no fundo jamais deixou de pensar em Peter, embora parecesse que quanto mais eles se aproximavam emocionalmente, mais se afastassem fisicamente. Quis o destino, no entanto, que essa mesma vida de super-herói o aproximasse do Capitão de Polícia George Stacy, pai de Gwen (ela já havia perdido a mãe), que se tornou um dos seus maiores amigos, sempre o aconselhando, e chegando a suprir a ausência paterna que Peter tinha desde a morte do Tio Ben. George foi um amigo tão incrível que, em algum momento, chegou a descobrir que Peter era o Homem-Aranha e jamais revelou esse segredo. E nem mesmo quando o herói finalmente começou a namorar sua filha, nunca pôs impedimento ao romance. Aliás, o relacionamento entre Peter e Gwen foi sempre cercado de fortes emoções.

Ela tinha muitos ciúmes de Mary Jane e ele de Flash Thompson, velho rival de Peter desde os tempos do colégio, que sempre se declarou apaixonado por Gwen. Ainda assim o maior inimigo do romance foi mesmo a diferença social entre eles, já que Gwen era de uma classe social relativamente alta e Peter levava uma vida humilde, estudando e trabalhando para sustentar a si e a tia doente. Ele se atormentava por exemplo por Gwen ter que andar de ônibus quando o acompanhava porque ele não tinha dinheiro para pagar um táxi. Em certa ocasião, delirante de febre, Peter quase roubou um colar de uma joalheria para dar de presente à namorada, mas se conteve a tempo. Porém, os delírios da febre o fizeram se desmascarar revelando sua identidade secreta em plena festa de aniversário da namorada. Felizmente, ele conseguiu contornar a situação mais tarde e aparentemente ninguém acreditou que ele fosse o Homem-Aranha. Mesmo assim Gwen demonstrou nessa ocasião que ficaria a lado dele fosse ele o que fosse. O amor de Gwen por Peter foi tão intenso que ela sempre ignorou a barreira social que os separava. Certa vez disse a ele: "Não tem lugar no mundo melhor do que esse parque. Nada é melhor do que ficar aqui com você."

Stan Lee, criador dos personagens, transformou Gwen numa espécie de porto seguro na tumultuada vida do herói, antes tão solitário e atormentado. A simples presença dela era um bálsamo e um consolo nos momentos de aflição, sem esquecer que ela sempre o defendia, como quando esbofeteou um colega da faculdade que chamou Peter de covarde.

Stan e os demais autores os retrataram como um casal bastante natural e completamente apaixonado, com cenas de cotidiano, como Gwen cuidando de Peter quando ele estava doente, ou os dois saindo para jantar fora ou dançar. O relacionamento também passou por grandes provações como a morte de George Stacy em meio a luta do Aranha com o Doutor Octopus. Antes de morrer George contou a Peter que sabia quem ele era e o fez prometer que cuidaria de Gwen, pois ela o amava demais. Apesar de ter passado pouco tempo com ele, George Stacy foi um exemplo e uma pessoa muito importante para Peter. Infelizmente Gwen passou a culpar o Homem-Aranha pela tragédia, o que deixou Peter mais dividido do que nunca entre suas duas identidades.

Gwen, assim como Peter, também demonstrava uma grande evolução como personagem, passando longe da menina mimada e arrogante das suas primeiras aparições, seja deixando claro a Flash que nunca trairia Peter ou dizendo a Tia May, de maneira até rude, que seu sobrinho já tinha crescido e se tornado um homem.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gwen_Stacy

Gwen Stacy



Relate algum problema encontrado nesse personagem